Por G1 BA


Vagas foram anunciadas pela prefeitura nesta segunda-feira — Foto: Valter Pontes/Secom

O projeto "Ingressar", da Prefeitura de Salvador, oferece 800 vagas para curso gratuito de preparação para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (27) e seguem até 9 de junho. O Enem 2019 será realizado nos dias 3 e 10 de novembro.

O programa é voltado para jovens entre 16 e 29 anos de idade, residentes em Salvador, oriundos do 3º ano do ensino médio em instituições públicas ou bolsistas de unidades privadas de ensino, além de egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com a prefeitura, a seleção é feita através de pontuação que, além dos critérios acima, também inclui participantes de programas sociais ou em situação de vulnerabilidade social.

As inscrições podem ser feitas pela internet, no site do programa, ou presencialmente, no Infocentro da Juventude, localizado na Avenida Sete de Setembro, 202, Edifício Adolpho Basbaum, 4º andar, defronte ao Mosteiro de São Bento. No local, segundo a prefeitura, técnicos capacitados estarão à disposição para auxiliar os jovens que tenham dúvidas nas inscrições.

No momento da inscrição, é preciso apresentar a documentação exigida em edital, seja ela em cópia acompanhada de original (presencial) ou cópia autenticada em cartório (presencial e internet). Do total de vagas, 5% é reservado para pessoas com deficiência, 30% para pessoas negras e 5% para jovens participantes de programas sociais da Fundação Cidade-Mãe (FCM) ou egressos do sistema socioeducativo.

Calendário Enem 2019

  • Provas: 3 e 10 de novembro
  • Gabarito: 13 de novembro
  • Resultado individual: janeiro de 2020

Estrutura da prova

O exame ocorrerá em dois domingos: 3 e 10 de novembro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de:

  • linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.
  • duração: 5h30

No segundo domingo, dia 10 de novembro, será a vez das questões de:

  • ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
  • duração: 5h

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!