Prefeitura de Niterói vai recorrer da decisão de volta às aulas

Motivos são proximidade do recesso escolar e agravamento da pandemia

Publicado em 25/11/2020 - 13:09 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

A prefeitura de Niterói, na região metropolitana do Rio, disse que vai recorrer da decisão que determina a reabertura das escolas de ensino fundamental e educação infantil no município. O prefeito da cidade, Rodrigo Neves, afirmou, pelas redes sociais, que considera não ser coerente reabrir as unidades de ensino há poucos dias do recesso escolar e ainda mais diante do agravamento da situação da pandemia e aumento da ocupação de leitos na cidade e nos municípios vizinhos.

O prefeito disse que a determinação desconsidera o planejamento do município e que vai elaborar um plano gradual de reabertura a exemplo do que foi feito com o ensino médio. A volta das atividades presenciais nas escolas tanto da rede municipal quanto da rede pública foi determinada por uma decisão liminar da justiça atendendo a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado.

O prazo para que as unidades de ensino voltem a funcionar com um protocolo de segurança sanitária é de 10 dias e multa diária de R$50 mil em caso de descumprimento. O retorno as aulas deve ser facultativo e avaliado pelas unidades de ensino e responsáveis pelas crianças.

O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação, de Niterói, o Sepe, também considera que não há condições e preparação das escolas do município para reabertura neste momento. O Sindicato vai realizar uma assembleia da categoria na próxima sexta-feira (27).

Niterói é o segundo município do estado em número de casos confirmados do novo coronavírus, com 17.389 ocorrências, e o quinto em número de mortes em decorrência da doença, com 554 óbitos. De acordo com a classificação de risco para a covid elaborada pela prefeitura, a cidade está no nível amarelo 2, situação de alerta máximo. O estágio antecede o nível amarelo 1, que seria o mais próximo da normalidade.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo