Por Jornal da EPTV 1ª Edição


Prefeitura de Americana suspende transporte de alunos de escolas municipais

Prefeitura de Americana suspende transporte de alunos de escolas municipais

Ao menos 400 alunos tiveram o serviço de transporte escolar interrompido nesta segunda-feira (22) por determinação da Prefeitura de Americana (SP).

De acordo com a Secretaria de Educação, a Resolução 27/2011 prevê que estudantes com 12 anos ou mais, e que residem a menos de dois quilômetros da escola, não têm direito ao transporte gratuito.

A secretaria de Educação, Juçara Florian, informou que os jovens estavam sendo assistidos pelo serviço porque havia sido uma determinação do governo anterior, mas um censo escolar mapeou quem tem direito e quem não tem. E a resolução será cumprida a partir desta segunda.

Sem ônibus escolar, crianças caminham na chuva para aulas em Americana — Foto: Reprodução EPTV

“Os alunos podem ir caminhando ou os pais levarem”, afirmou a secretária em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo.

O governo municipal ressalta ter iniciado o aviso sobre o fim dos serviços no início do ano, mas os pais dos alunos negam. A secretaria ressaltou que a data exata do fim dos transporte não havia sido anunciada.

A atendente Viviane Lopes alega que não sabia do aviso. A filha dela não foi até o colégio na sexta-feira (19), por isso,não recebeu um bilhete enviado naquela data.

“Eu não sabia que não tinha mais ônibus”. Ainda segundo ela, a cunhada vai tentar pagar uma van para que a filha dela vá para a escola.“Eu não posso pagar”, completa.

O advogado Gustavo Borges, especializado em direito público, disse que pela Constituição Federal as crianças têm direito ao transporte. "Isso é um desrespeito com a Constituição", lamentou.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1