Por G1 Mogi das Cruzes e Suzano


Possível fechamento de escola rural do retiro, em Santa Isabel, preocupa pais de alunos

Possível fechamento de escola rural do retiro, em Santa Isabel, preocupa pais de alunos

Os pais dos alunos da Escola Rural do Retiro, em Santa Isabel, estão preocupados. A Prefeitura quer fechar a unidade, que é a única do bairro, e transferir os alunos para outra escola em Arujá. No entanto, as famílias não concordam com a decisão e temem que ela afete a aprendizagem e a rotina das crianças.

No portão, um cartão que diz que estão abertas as matrículas para o ano letivo de 2020 está confundindo os pais que querem colocar os filhos na escola do bairro Retiro. Eles contam que ouviram dizer que a escola deve fechar em breve.

A dona de casa Vanessa Aparecida da Silva não gostou da ideia. “Eu vim fazer a matrícula da minha filha porque eu vi o cartaz, mas aí eu fui informada que talvez vá fechar a escola. Aí, vão levar as crianças para outro bairro, o Vila Arujá. É impossível colocar uma criança de 4 anos dentro de um ônibus para locomover para outro bairro, sendo que tem escola. Não fiz a matrícula”, afirma.

Segundo os moradores, essa é a única escola do bairro e não é a primeira vez que eles escutam isso. O problema é que, dessa vez, eles acreditam que a escola realmente vai fechar.

“É uma situação antiga. Eu sempre ouvi. Mesmo antes da minha neta estudar aí. Nós pais não queremos que feche a escola. É o único recurso que nós temos aqui. É o único benefício que nós temos no bairro”, conta Luzia Francisca Lopes Cruz.

Prefeitura ameaça fechar escola e preocupa pais de Santa Isabel — Foto: Reprodução/TV Diário

Segundo a Prefeitura de Santa Isabel, atualmente, a escola atende a cerca de 90 crianças. No ano que vem, os alunos do quinto ano vão sair da unidade e só 68 continuarão matriculados. Como a maioria dos alunos é de Arujá, a alternativa encontrada foi transferir os estudantes para outra escola por lá.

A dona de casa Carla Silva Marques dos Santos também não concorda com a decisão. “Mesmo que tenha a comodidade de um ônibus escolar vir buscar as crianças, para nós é difícil porque 5h da manhã, levar os bichinhos pequenininhos. É perigoso, a rua tem curva. Ainda estão querendo levar lá para Vila Arujá. Pra mim, prefiro a escolinha aqui. Na quinta série estarão mais maduros para pegar um ônibus e ir pra Arujá”, diz.

Para os pais, tirar as crianças da escola vai comprometer, inclusive, o aprendizado dos alunos.

“A minha filha, quando entrou na primeira série, eu já passei por isso. Eles pegavam as crianças aqui 5h40 e levavam para Santa Isabel. Lá, muitas vezes a professora chegava a ligar porque minha filha tinha problema de saúde em questão de desenvolvimento. Eu acho que a questão não era nem saúde, era porque ela saía muito cedo daqui. E tem a questão de segurança também. Muitas vezes ela chegava a falar que a van quase batia. Muitas vezes atrasava a van. Passamos por momentos muito difíceis”, diz Cecília Tais dos Santos.

Eles questionam a decisão e dizem que, se o prédio já existe, não há porque tirar os alunos dele, como afirma Débora Luzia Freire dos Santos.

“Não tem necessidade de fechar a escola, ficar o prédio fechado, sendo que tem aluno para ter aula. Vai mandar lá para o outro lado, outra cidade, umas crianças pequenas, sendo que tem um prédio aqui. Podem dar aula aqui. Aluno tem”.

Em nota, a Prefeitura de Arujá disse que recebeu uma visita de representantes de Santa Isabel e foi informada sobre a possibilidade de fechamento da unidade escolar, mas nada foi comunicado oficialmente. Arujá disse ainda que entende que a demanda é do município, mas o prédio atual é de Santa Isabel, por isso, os alunos vão ter que ir pra outra unidade.

A ideia é transferir os alunos para a Escola Municipal Maria De Lourdes. A Prefeitura de Arujá espera a comunicação oficial de Santa Isabel para atender a demanda e resolver a situação.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!