Rio

Prefeito diz que levar de volta alunos que abandonaram escolas é prioridade

Secretaria municipal de Educação contabiliza 821 desligamentos em um ano em áreas de risco

Sob risco. Fachada da Escola Municipal Mário Piragibe, em Anchieta, a mais afetada pela insegurança em 2016
Foto: Gustavo Goulart / Agência O Globo
Sob risco. Fachada da Escola Municipal Mário Piragibe, em Anchieta, a mais afetada pela insegurança em 2016 Foto: Gustavo Goulart / Agência O Globo

RIO - O prefeito Marcelo Crivella disse, na manhã desta sexta-feira, que levar de volta alunos que abandonaram escolas é prioridade. A secretaria municipal de Educação contabiliza 821 desligamentos em um ano em 20 escolas localizadas em áreas de risco. O prefeiro assumiu o compromisso de reconduzí-los às salas de aula durante visita ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, na Tijuca, que zerou a fila para biópsias de pele.

- Nós vamos mandar agentes sociais nas casas deles: psicólogos, médicos, professores de educação física e agentes culturais para fazer entrevistas com as famílias e saber das crianças o que houve. Não podemos ter tantas crianças fora da sala de aula em áreas de risco, onde elas são permanentemente assediadas para participarem de facções - disse Crivella.

EVASÃO ESCOLAR

A escola municipal Mário Piragibe, em Anchieta, aparece no topo da lista de evasão : 152 estudantes se desligaram. Em segundo lugar está o Ciep Samora Machel, localizado na Maré, com 106 casos. A terceira posição é ocupada pela Jornalista e Escritor Daniel Piza, em Acari, onde Maria Eduarda Alves Ferreira, de 13 anos, morreu ao ser atingida, no dia 30 de março, por tiros que partiram de um confronto entre PMs e traficantes.

No ano passado, de acordo com a secretaria, 76 estudantes deixaram a Escola Municipal Daniel Piza. Em 2015, foram 49 - ou seja, houve um aumento de 55% na evasão de alunos, conforme o GLOBO mostrou nesta quinta-feira . A unidade está localizada a uma pequena distância do Complexo da Pedreira, conjunto de favelas no qual tiroteios são frequentes.

- A situação em alguns colégios do município ficou insustentável. Não há como trabalhar ou estudar. O perigo é grande para professores, alunos, funcionários de apoio e pais; ninguém está em segurança. Estamos solicitando à Secretaria estadual de Segurança a realização de uma audiência sobre o problema. Queremos que incursões policiais não sejam realizadas perto das unidades durante o horário escolar. Nada justifica uma operação que coloque a comunidade escolar em situação de risco - afirmou Marta Moraes, diretora do Sindicato dos Profissionais de Educação (Sepe).

Nesta quinta-feira, cerca de 3 mil estudantes ficaram sem aulas devido a tiroteios: escolas da rede municipal fecharam as portas na Cidade de Deus (em Jacarepaguá), no Morro São João (no Engenho Novo), em Manguinhos e em Vigário Geral. Na quarta-feira, 20 colégios suspenderam suas atividades pelo mesmo motivo, o que afetou a rotina de 5 mil alunos. A onda de violência levou o secretário de Educação, Cesar Benjamin, a planejar uma manifestação pela paz em vários colégios.

- Comecei uma série de conversas com os 1.500 diretores da rede. Só estou despachando na secretaria à noite. Nas reuniões, traçamos caminhos que incluem a mobilização da comunidade escolar contra as desastradas, espalhafatosas e inúteis incursões policiais. Vamos lutar pela proteção da vida - disse Benjamin.

O triste ranking de evasão escolar no Rio
Escola Mário Piragibe, em Anchieta
152
Ciep Samora Machel, na Maré
106
Escola municipal Jornalista Daniel Piza
76
Escola Municipal
Jornalista Daniel Piza
N
anchieta
Escola
Mário Piragibe
152
MARÉ
Ciep
Samora Machel
Desde o início do ano letivo, no dia 2 de fevereiro, até 15 de maio
318
1.537
21%
escolas
municipais
escolas
fecharam
103.007
O fechamento afetou milhares de estudantes matriculados na rede secretaria municial de educação
641 mil
16%
estudantes matriculados
alunos da rede municipal afetados
O triste ranking de evasão escolar no Rio
Escola Mário Piragibe
152
Anchieta
Ciep Samora Machel
106
Maré
Escola municipal
Jornalista Daniel Piza
76
Escola Municipal
Jornalista Daniel Piza
N
Escola
Mário Piragibe
MARÉ
Ciep
Samora Machel
Desde o início do ano letivo, no dia 2 de fevereiro, até 15 de maio, 318 escolas fecharam no município do Rio
1.537
21%
escolas
municipais
318
escolas
fecharam
O fechamento afetou milhares de estudantes matriculados na rede secretaria municial de educação
641 mil
16%
estudantes matriculados
103.007
alunos da rede municipal afetados

Esta semana, o secretário participou de uma reunião com 25 professoras e funcionárias de creches e escolas do Complexo do Lins. Desde o início do ano letivo, seis unidades municipais da região tiveram atividades interrompidas devido a tiroteios, o que prejudicou 1.336 estudantes. Benjamin já havia conversado sobre o mesmo problema com funcionários de unidades dos complexos da Maré, de Manguinhos e do Alemão.

Ao todo, este ano, 318 escolas (o correspondente a 20% da rede municipal, que conta com 1.537 unidades) tiveram aulas suspensas por causa da violência. Aproximadamente cem mil alunos foram afetados por essas paralisações. Na Mário Piragibe, o clima de medo que tanto afetou a vida de professores e alunos em 2016 parece estar longe de chegar ao fim.

- Já fechamos cinco vezes este ano. É uma situação muito triste - lamentou uma funcionária da escola, que é vizinha do Complexo do Chapadão e tem cerca de 800 alunos do 2º ao 9º ano do ensino fundamental.