Por Lena Sena, g1 CE


Professora cearense acertou o tema cobrado na redação do Enem 2021. — Foto: Seduc/Divulgação

A professora cearense Núbia Rocha que acertou o tema da redação do Enem 2021 do último domingo (21) afirmou que pensou em "jogar luz" e mostrar a realidade das pessoas que não têm acesso a direitos por não ter documentos.

"Meus temas são tirados da leitura de mundo. Para mim, o tema da redação é sempre algo que precisa ser dado visibilidade, ele está implícito. Durante esse período de pandemia uma questão que me sensibilizou muito foi a das pessoas que por falta de documentos não tinham acesso à cidadania nem sequer tinham direito de receber um auxílio emergencial, ser internado em um hospital. Pensei, preciso jogar luz nessa realidade", disse Núbia.

Duas semanas antes da aplicação da prova, a professora da Escola de Ensino Médio (EEM) Nazaré Severiano, de Santana do Acaraú, interior do Ceará, trabalhou em sala de aula o assunto da invisibilidade social associada à falta de documentos pessoais com alunos da 3ª série do ensino médio. O tema da redação este ano foi "invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".

Núbia soube que tinha acertado no palpite da redação do Enem por meio do filho, que é estudante de medicina. Agora, ela aguarda pelo resultado dos seus alunos.

"Quando meu filho me mandou entrei numa crise de choro e ansiedade. Chorava e ria. Fiquei pensando qual seria a reação dos alunos. Depois os alunos me agradeceram, muitos deles falavam que quando viram o tema achavam que era uma miragem", relembra Núbia Rocha.

Estudante fez exercício em sala de aula com assunto da redação do Enem 2021 proposta por professora antes da prova — Foto: Seduc/Divulgação

Com 32 anos dedicados a educação, Núbia se vê como uma "professora a moda antiga", que busca sempre extrair o melhor dos alunos. Mesmo durante a pandemia, quando teve que ministrar as aulas em formato remoto, ela afirma que a cobrança era a mesma.

"Trabalhamos durante o ano através de aulas online e mesmo em formato remoto as aulas aconteciam religiosamente. Quando voltou ao formato presencial intensificamos as aulas, além disso, também temos um grupo de discussão no WhatsApp, usado também para avisar com antecedência aos alunos o tema que seria trabalhado durante a semana", disse a professora.

Anotações da professora Núbia propondo o tema da invisibilidade das pessoas sem registro — Foto: Seduc/Divulgação

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Reação dos alunos

A estudante Lucivânia Santos acredita ter ido bem na prova de redação do Enem, graças ao exercício passado pela professora Núbia Rocha. — Foto: Divulgação/Seduc

A estudante Lucivânia Santos chegou a tirar nota máxima no exercício que fez dias atrás com a professora Núbia e, com isso, acredita ter tido bom desempenho no Enem.

"Quando vi o tema da redação, fiquei tão nervosa e surpresa, que custei a acreditar que fosse real", conta. "O trabalho de escrita foi feito ao longo de todo o ano, inclusive nas aulas que tivemos online, o que nos ajudou a ter mais fluência na hora da avaliação", relembra a aluna.

Millena Évila da Silva, que também fez a prova do Enem, agradeceu a professora. "Você não tem noção da felicidade que senti quando abri a prova e vi a proposta de redação. Só conseguia pensar: ‘Núbia acertou’. Quando você (Núbia) passou esse tema, eu não vou mentir, odiei. Mas, graças a você consegui fazer uma boa redação", reconheceu a jovem.

Uma das redações dos alunos da professora cearense Núbia Rocha, proposta como exercício duas semanas antes do Enem. — Foto: Arquivo pessoal

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