20/07/2018

Prazo para órgãos de administração prisional e socioeducativa aderirem ao Encceja Nacional PPL termina nesta sexta-feira

Órgãos de administração prisional e socioeducativa interessados em aplicar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja Nacional PPL) 2018 nas unidades prisionais sob sua responsabilidade têm até esta sexta-feira, 20 de julho, para aderir ao Exame. Os órgãos de cada estado podem firmar o Termo de Adesão, Responsabilidades e Compromissos junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)  até 23h59 (Horário de Brasília – DF) pelo endereço sistemasespeciais.inep.gov.br/unidadesprisionais. Após a adesão dos órgãos, as unidades prisionais e socioeducativas a eles vinculados também precisam aderir, seguindo o mesmo prazo.

O Encceja Nacional PPL 2018 será aplicado nos dias 18 e 19 de setembro de 2018 às pessoas privadas de liberdade, ou que cumprem medidas socioeducativas, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada. Para participar do Encceja é necessário ter, no mínimo, 15 anos de idade, para quem busca a certificação do Ensino Fundamental; e pelo menos 18 anos, para quem busca a certificação do Ensino Médio.

As inscrições de pessoas privadas de liberdade é responsabilidade da unidade prisional ou socioeducativa que aderiu à aplicação, por meio do responsável pedagógico indicado para acessar o sistema de inscrição e suas funcionalidades; fazer inscrições dos participantes e seu acompanhamento; indicar o nível de ensino e áreas de conhecimento de realização das provas; fazer o ensalamento dos participantes no próprio sistema de inscrição; dentre outras funções.

O Exame é dividido em quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova objetiva tem 30 questões de múltipla escolha. Aqueles que buscam a certificação do ensino fundamental serão  avaliados nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Naturais; História e Geografia; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação e Matemática. Para o ensino médio o Exame exigirá conhecimento nas áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias.

Assessoria de Comunicação Social - INEP (19.07.2018)

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×