Por G1 SE


O Governo de Sergipe prorrogou o período de inscrições para o II Simula Enem, uma avaliação simulada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, aplicada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).

O prazo para inscrição, que encerraria nesta quarta-feira (23), segue aberto até o próximo domingo (27), e o candidato interessado em participar deverá se inscrever, de forma gratuita e online, no Portal da Seed. As provas, antes programadas para os dias 16 e 17 de setembro, serão aplicadas nos dias 23 (sábado) e 24 (domingo) de setembro.

A simulação das provas do Enem é destinada a todos os estudantes da rede pública estadual matriculados no ensino regular de nível médio, na modalidade de EJAEM e no programa Preuni.

Segundo o coordenador do Programa pré-universitário, professor João Manoel, as provas que serão aplicadas aos participantes da avaliação simulada foram elaboradas por professores da Rede Pública Estadual de Ensino, com base na Matriz Referencial do Enem 2017. Ele afirma que os cadernos das provas contemplarão a mesma quantidade de questões do exame oficial, assim como o tempo para resolução será também o mesmo adotado pelo Enem.

Provas

No sábado, dia 23 de setembro, das 12h30 às 18h, os alunos, devidamente inscritos, responderão a 90 questões, distribuídas entre as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, além da prova de Redação.

Já no segundo dia, 24 de setembro, os estudantes terão quatro horas e meia, das 12h30 às 17h, para responder ao segundo caderno de prova, com mais noventa questões distribuídas nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Os portões serão abertos às 11h e fechados ao meio-dia.

Para acesso aos locais de prova, o estudante deve estar portando algum documento oficial com foto, e deverá utilizar para preenchimento dos gabaritos caneta esferográfica preta de corpo transparente.

Programa Pré-Universitário

O Preuni tem por finalidade oportunizar aos alunos concluintes do ensino médio e egressos da rede pública de ensino melhores condições de acesso ao ensino superior, através de um curso preparatório, inteiramente gratuito, oferecido na modalidade presencial.

Executadas ao longo do ano, as ações do programa Pré-universitário estendem-se até os dias das provas do Enem, quando os professores e a equipe da coordenação pedagógica realizam um "acolhimento" aos alunos matriculados no programa. Ao todo, o Preuni conta com 44 polos, distribuídos em 29 munícipios e atende a 5.550 estudantes de todas as regiões do Estado.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1