Brasil

Prazo de inscrição para o Encceja termina nesta sexta

Avaliação fornece certificados de ensino fundamental e médio a jovens e adultos; provas serão aplicadas em 25 de agosto
Vagas para moradores de Mesquita, para participar do EJA (Educação para jovens e adultos) Foto: Jovens e adultos de Mesquita se preparam para avaliação
Vagas para moradores de Mesquita, para participar do EJA (Educação para jovens e adultos) Foto: Jovens e adultos de Mesquita se preparam para avaliação

RIO — Termina nesta sexta-feira o prazo de inscrição para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ( Encceja ). A avaliação é gratuita e fornece certificados de ensino fundamental e médio para aqueles que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino.

O exame será aplicado no próximo dia 25 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal. Os portões abrem às 8h e fecham às 8h45, com o início das provas marcado para às 9h (todos no horário de Brasília).

A aplicação do exame esteve comprometida esse ano devido a uma quebra no protocolo de segurança , detectada nas instalações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Segundo o órgão, o fato teria ocorrido no dia 20 de maio, na entrega das provas para a gráfica que imprimirá o exame, em São Paulo.

A servidora responsável por levar para Brasília a mídia digital com a prova esqueceu-se da senha, que havia memorizado. Ela, então, ligou para seus chefes no Inep. Um deles foi até a sala de segurança para pegar a senha novamente e repassá-la por telefone. No entanto, o procedimento correto, segundo o instituto, seria gravar a prova em outra mídia e criar uma nova senha, reenviando ambas à gráfica.

— Não houve vazamento da prova, mas houve uma quebra do protocolo de segurança. Quando acontece, temos que tomar as medidas necessárias — afirmou o presidente do Inep, Alexandre Lopes, na ocasião.

O Encceja é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de Redação. O exame avalia as seguintes áreas de conhecimento: Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia, para o Ensino Fundamental, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia), Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física), Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) para o Ensino Médio.