Eleições em São Paulo

Por g1 SP — São Paulo


Ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, em fevereiro de 2022 — Foto: Reprodução/TV Globo

O pré-candidato ao governo de São Paulo Abraham Weintraub (Brasil 35) criticou o presidente Jair Bolsonaro (PL) em um áudio que viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira (7). Na fala, ele declarou que, se Bolsonaro for reeleito, "a gente continua piorando".

Ex-ministro da Educação do governo Bolsonaro, Weintraub disse no áudio que "o presidente Bolsonaro, ao se aliar ao centrão, ele transformou um sonho que a gente tinha de mudança do país num pesadelo".

"Porque, hoje, ou é com Lula, ou a gente continua piorando. Porque com ele vai continuar piorando. O presidente Bolsonaro reeleito, historicamente, o segundo mandato de um presidente costuma ser pior que o primeiro mandato", declarou no áudio.

A fala teria ocorrido durante uma roda de conversa por meio da ferramenta Spaces, do Twitter.

Após a repercussão do áudio, Weintraub declarou nas redes sociais que "jamais apoiaria Lula" e que acredita que a "melhor alternativa é a reeleição do Bolsonaro, porém, não será bom".

"Eu jamais apoiaria o Lula! O centrão criou o ZV para destruir os conservadores. Eu falo claramente que a melhor alternativa é a reeleição do Bolsonaro. Porém, não será bom! O 2º mandato sempre é mais fraco que o 1º. Além disso, ele estará mais cercado pelo centrão", disse Weintraub.

Na postagem, ele faz referência à um perfil bolsonarista que teria divulgado o trecho da roda de conversa em que ele criticou Bolsonaro. Segundo ele, este perfil estaria alinhado aos interesses do centrão.

Pesquisa Datafolha

Segundo a última pesquisa Datafolha para o governo de São Paulo, divulgada nesta quinta-feira (7), Weintraub tem 1% das intenções de voto em todos os cenários simulados.

A pesquisa ouviu 1.806 pessoas entre os dias 5 e 6 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

VÍDEOS: Tudo sobre São Paulo e região metropolitana

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!