Por Caio Fulgêncio, G1 AC — Rio Branco


Christopher Souza ganhou bolsa em oficina e no cursinho Pré-Enem em Rio Branco — Foto: Arquivo pessoal

O sonho de Christopher Souza, de 16 anos, é uma vaga para cursar medicina. Estudante do último ano na rede pública de Rio Branco, o adolescente se interessou em fazer uma oficina de redação, apesar de não ter condições de pagar os R$ 500 de inscrição. Pensando nisso, a família lançou uma rifa, que repercutiu nas redes sociais. O jovem acabou ganhando um curso Pré-Enem completo.

A autônoma Marlizete Silva, mãe do acreano, conta que o filho sempre foi focado nos estudos e, após chegar em casa falando do desejo de fazer a oficina, toda família começou a tentar conseguir o dinheiro. Foram três meses tentando juntar o dinheiro, mas outros gastos interrompiam o projeto.

“Só meu marido tem emprego fixo e não deu para juntarmos o dinheiro. Como vendo produtos de beleza, veio a ideia de fazer a rifa. Postei no Facebook e uma amiga marcou o professor Marcos Luís [que vai dar oficina]. Sensibilizado, ele ofereceu 50% e, depois que viu que meu filho é aluno dele, acabou dando a bolsa integral”, conta.

Estudante se prepara para o Enem e sonha com uma vaga em medicina — Foto: Arquivo pessoal

A mãe diz ainda que o professor se comprometeu a tentar uma bolsa também no cursinho onde trabalha, o que acabou dando certo. “Foi milagre de Deus. Desde cedo, meu filho é um menino esforçado, focado. Nunca medimos esforços para investir na educação dele”, acrescenta.

Christopher complementa que o desconto inicial de 50% já foi motivo de muita alegria. Segundo ele, quando ganhou a oficina completa e depois o cursinho, sentiu-se em um sonho. O dinheiro da rifa, conforme a família, vai ser usado para o custeio de passagens de ônibus e alimentação, uma vez que a ideia do garoto é sair da aula de manhã e já ficar para o Pré-Enem.

“É como quando estamos naqueles sonhos que ganhamos coisas maravilhosas, acordamos e nada era real. Estou muito feliz mesmo. Eu estudo pelas manhãs e, normalmente, levo algo para comer para ficar na biblioteca estudando”, ressalta o estudante.

O professor Marcos Luís revela que ficou emocionado quando soube do esforço do aluno em aprimorar a redação. A surpresa maior foi quando viu que Christopher é seu aluno no Colégio Estadual Barão do Rio Branco.

"Ele [Christopher] senta bem na frente na sala de aula, fica atento e admira meu trabalho. Me chamou atenção que, mesmo sem ter condições, ele não me pediu nada. A família preferiu fazer a rifa. Não exitei em dar a bolsa. Me engrandece saber que uma pessoa quer resultados positivos e dá credibilidade ao meu trabalho para conseguir realizar esse sonho. Fiquei emocionado", fala.

O dono do curso Pré-Enem, Luan Felício, diz que o professor comentou sobre a história de Christopher e a decisão de oferecer a bolsa surgiu depois de uma pequena pesquisa. “Fui na internet ver quem era e sugeri ao professor a bolsa. Entramos em contato com a família, que já assinou o contrato. Vamos fazer o que estiver no nosso alcance”, finaliza.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Próxima matéria em

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?