Por Bom Jesus

Todo mundo tem um professor que marcou sua infância. E, em geral, ele é o responsável pelas melhores lembranças do aprendizado. Nós conversamos com Geraldo Cardoso Sobrinho, coordenador de Biologia do Colégio Bom Jesus, que falou por que o vínculo entre professor e aluno é fundamental e de que forma isso pode ser trabalhado na escola. Confira:

1)Por que o vínculo do aluno com o professor é tão importante?

R: As instituições responsáveis pela formação do cidadão são a família e a escola. Na escola, quem fica em contato direto com o aluno é o professor. Muitas vezes o aluno passa mais tempo com o professor do que com os pais, diretamente. Por outro lado, muitas famílias, em função dos desafios da atualidade, estão desestruturadas. Portanto, quem acaba preenchendo o espaço dos pais tanto na formação quanto na questão emocional é o professor. Não há como viver diariamente com o aluno sem gostar dele e sem assumir a responsabilidade de educador.

2)Como o professor deve trabalhar para estreitar esse vínculo?

R: Por meio da confiança. Assim como é com os pais, o exemplo é mais importante do que as palavras. O aluno tem que sentir respeito pelo professor, e isso deve ser conquistado. A partir daí ele passa a confiar.

3)E os pais, como devem estimular esse vínculo?

R: Os pais devem entender que família e escola se complementam. Portanto, o professor deve ser respeitado pelos pais e, por meio do diálogo permanente, o aluno vai sentir que existe uma unidade entre as duas instituições pilares da sociedade.

4)Como perceber que há algo errado na relação da criança com o professor?

R: Na convivência diária, o professor aprende a entender os padrões comportamentais de cada aluno, fato que torna mais fácil diagnosticar qualquer entrave na relação.

5)E o que fazer para ajustar essa questão?

R: A parte adulta e profissional do processo é o professor. O aluno está sendo educado, orientado, formado. Portanto, cabe ao professor a análise do que está acontecendo para buscar soluções, sempre da forma mais justa possível. Entretanto, deve lembrar que ele é professor, não é pai nem mãe.

6)Quais as boas consequências de um professor capaz de marcar a história da criança?

R: O professor que marca a história de uma criança será lembrando na vida adulta. Um aluno que construa uma boa história, que exercite plenamente sua cidadania, que viva com retidão, apresenta em si partes da família e dos bons professores que teve. E essas marcas serão evidenciadas num adulto equilibrado, solidário e feliz.

Bom Jesus
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1