POR QUE FAZER VESTIBULAR NO MEIO DO ANO

Essa é a oportunidade para os estudantes que desejam iniciar a faculdade ainda em 2023

Especial Educação - Estúdio Folha

Henrique Assale/Estúdio Folha

O vestibular no meio do ano é uma oportunidade para o estudante que não conseguiu se preparar a tempo para o processo seletivo do fim do ano. Outra coisa boa é que a concorrência costuma ser menor. Isso não vale para quem vai prestar Medicina, por exemplo, um curso que sempre tem grande procura.

É também uma oportunidade para os estudantes já matriculados em outros cursos tentarem uma transferência. Cada instituição tem suas próprias regras e políticas para o vestibular de meio de ano. Por isso, é importante se informar sobre as opções disponíveis e os prazos de inscrição.

Para os treineiros, o vestibular de inverno é uma experiência valiosa para conhecer o formato e a dinâmica do processo seletivo, além de identificar pontos fortes e fracos na preparação.

E vamos a mais um assunto? Neste dia 28 de abril é celebrado o Dia Mundial da Educação, um dia dedicado a conscientizar as pessoas sobre a importância da educação.

Fique atento aos vestibulares de meio de ano

Essa é a oportunidade para os estudantes que desejam iniciar a faculdade ainda em 2023

Está aberta a temporada dos vestibulares de inverno, também conhecidos como vestibulares de meio de ano. Essa é mais uma oportunidade para os estudantes que estão em busca de uma vaga no ensino superior. Muitas faculdades particulares realizam esse vestibular e, a cada ano, novas instituições aderem à prática.

Em geral, a concorrência no meio do ano costuma ser menor comparada a dos vestibulares de fim de ano. Também é possível utilizar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no meio do ano em faculdades particulares e no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), programa do governo federal para universidades federais e estaduais. Para ficar por dentro do cronograma, acesse o portal https://acessounico.mec.gov.br/sisu.

A Faculdade Cásper Líbero começa neste ano a realizar o vestibular de inverno para quatro cursos de graduação - Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; e Rádio, TV e Internet. "A possibilidade de fazer vestibular no meio do ano permite que o aluno tenha um tempo maior para refletir, se preparar e buscar informações sobre a profissão que vai escolher para sua trajetória profissional", afirma o professor Marco Vale, diretor da instituição.

As inscrições para o exame vestibular e para as demais modalidades de ingresso na Faculdade Cásper Líbero serão efetuadas exclusivamente pela internet, no endereço www.casperlibero.edu.br. Para todas as modalidades, as inscrições estarão abertas a partir de 2/5/2023. Para o ingresso via vestibular, as inscrições serão encerradas no dia 26/7. Para as demais modalidades de ingresso, as inscrições serão encerradas no dia 28/7.

A PUC-SP é outra instituição de ensino superior que oferece o vestibular de meio de ano, com duas modalidades de ingresso: as tradicionais provas e a nota do Enem, de acordo com a professora Luciane Tudda, assessora de Concursos da Reitoria da PUC-SP. Há também vagas abertas em 21 cursos de mestrado acadêmico, 2 cursos de mestrado profissional e 19 cursos de doutorado.

Especial Eduação
Henrique Assale

ECONOMIA

Para os estudantes que estão em cursinhos pré-vestibulares com vistas aos exames de fim de ano, conquistar uma vaga agora na universidade vai trazer dois benefícios: o aluno adianta sua formação em seis meses e economiza recursos financeiros de mais seis meses de cursinho, que podem ser direcionados para as despesas da faculdade.

E sempre há os treineiros, estudantes que estão no final do Ensino Médio, preparando-se para o vestibular de verão e que prestam as provas de meio de ano para ter uma experiência real, checar como está seu desempenho nas áreas do conhecimento e direcionar melhor sua estratégia de estudo.