Por que as metas da educação não serão atingidas até 2024

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia enviada hoje (31). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Pandemia ampliou as desigualdades. Das 20 metas definidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para serem cumpridas até junho de 2024, apenas quatro têm chance de conclusão. O balanço é da organização Campanha Nacional pelo Direito à Educação. O prazo era longo, de dez anos, afinal as metas foram definidas pelo Congresso e sancionadas ainda no governo de Dilma Roussef, em 2014.

Mas problemas como a pandemia, cortes no orçamento e prioridades diversas atrapalharam os planos. Reportagem de Ana Paula Bimbati mostra que metas relacionadas a alfabetização e inclusão de alunos com deficiência dificilmente serão atingidas. "O plano passou por três governos federais que tinham prioridades diferentes", diz Ana Gardennya, gerente de Todos pela Educação.

Promessa de pauta progressista. Os dois meses que faltam para a aposentadoria da ministra Rosa Weber serão dedicados a pautas progressistas no Supremo Tribunal Federal (STF). A colunista Carolina Brígido escreve sobre a urgência de temas que a corte vem evitando ou adiando nos últimos tempos: liberação do porte de drogas para uso pessoal, descriminalização do aborto, demarcação de terras indígenas.

A intenção de Rosa Weber é garantir que o seu voto seja computado. Em 2 de outubro, ela completa 75 anos e será obrigada a se aposentar. Após o recesso de julho, na quarta (2) a Corte retoma o julgamento da descriminalização do porte de drogas, e na quinta (3) será empossado o novo ministro do Supremo, Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Lula e aprovado pelo Senado.

Restituição do IR tem correção. A Receita Federal paga na segunda (31) o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023. Desta vez, serão contemplados cerca de 5,6 milhões de contribuintes, e o pagamento, na conta indicada pelo contribuinte, vem com correção de 2,07%.

Os próximos dois lotes serão pagos em 31 de agosto e 29 de setembro. Os dados do Fisco mostram que 60% das pessoas que declararam o Imposto de Renda têm direito a restituição. Veja como consultar se o seu nome está no terceiro lote.

Kika Nazareth bate recorde de Cristiano Ronaldo. Atualmente na seleção portuguesa, Kika Nazareth estreou no Benfica aos 16 anos. Ela quebrou o recorde de atleta mais jovem a marcar um gol pela seleção portuguesa em Copas do Mundo aos 20 anos e oito meses. Leia aqui.

Continua após a publicidade

Nesta segunda (31), seguem os jogos da fase de grupos, definindo quem avança e quem se despede da Copa. Pelo grupo C, Japão venceu a Espanha, de goleada, e Zâmbia venceu a Costa Rica hoje pela manhã. Às 7h, tem mais dois jogos, Canadá x Austrália e Irlanda x Nigéria. Veja os placares na tabela de UOL Esporte.

Ação policial mata no Guarujá. Erikson David da Silva, um dos suspeitos de matar um soldado da Rota no Guarujá (SP), foi preso no domingo (30). Ele se entregou à polícia na zona sul de São Paulo. Outros cinco suspeitos de envolvimento na morte de Patrick Reis já haviam sido detidos em flagrante. O policial foi atingido por um tiro no peito na quinta (27), crime que gerou comoção entre policiais.

No domingo, a Ouvidoria das Polícias havia identificado pelo menos 10 mortes decorrentes de ação policial no Guarujá. O número pode chegar a 12. Moradores do Guarujá fizeram relatos de tortura e promessas de execução em comunidades da cidade.

Energia polifônica, de segunda a sexta. Mônica Waldvogel está de programa novo a partir desta segunda (31). Com Tiago Eltz, a jornalista vai apresentar o matinal Em Ponto, na GloboNews, das 7h às 9h30. Em entrevista à coluna Ageless, de Viva Bem, Mônica fala sobre machismo e etarismo na profissão.

"Eu tenho uma velocidade mental para resolver problemas que provoca uma economia de energia. Eu sou muito mais eficiente hoje do que era antigamente. O tempo traz isso". Ele conta que longas caminhadas, música e vinho ajudam a manter a forma. Leia aqui. Em Splash, a coluna Na Sua Tela analisa a chegada de Daniela Lima, ex-CNN, à programação da GloboNews.

Deixe seu comentário

Só para assinantes