Como inovar

Por que a escola deve agir pelo acolhimento de professores

A temática de competências socioemocionais e saúde mental dentro do ambiente escolar veio para ficar.

Desenvolver práticas de acolhimento não é mais um processo considerado "extra": deve estar presente em todos os planejamentos pedagógicos e nas reuniões de gestão.

Além do cuidado ao lidar com os comportamentos dos alunos, é necessário também voltar os olhos para o corpo docente.

O contexto de pós-pandemia deixou muitos traumas vivenciados não só pelos estudantes, mas também sentidos pelos educadores.

"As escolas vão precisar formular estratégias para esses professores, como a formação de um comitê de saúde mental, outro de recolhimento de boas práticas de docência. Enfim, na escola, agora, vamos ser todos alunos, uns dos outros e da vida” - Leo Fraiman, especialista em Psicologia Escolar

Este acolhimento deve estar  no radar de diretores e coordenadores escolares como uma proposta presente em todo o ano, de maneira intencional.

“Tem que ser um projeto institucional da escola, não pode ser um projeto individual.”  - Telma Vinha, professora, doutora em educação.

E por onde começar? Uma sugestão é criar grupos de discussão, nos quais os docentes possam se expressar e compartilhar, de maneira segura, seus sentimentos.

Ter uma escuta ativa é um passo que não requer grandes recursos e pode fazer grande diferença na rotina dos professores e da gestão.

Em 2023 já não é possível ignorar essa temática. E, além disso, não se pode deixar de incluir os professores na equação. Acolhê-los é tão urgente e necessário quanto o é para os estudantes.

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Ruam Oliveira Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock Data de publicação: 24/02/2023