Por Bom Jesus

Certamente você já ouviu falar sobre empatia. Mas o que exatamente isso significa e como ela pode ser uma ferramenta importante para evitar que o bullying aconteça? “A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Ter empatia não significa sentir a dor do outro, mas reconhecê-la pelo olhar daquele que, de fato, a está sentindo. Está ligada à vontade de compreender e conhecer o outro verdadeiramente, sem julgamento, crítica ou preconceito”, conta Cássia Wicthoff, psicóloga do Departamento de Saúde Escolar do Colégio Bom Jesus. Para ela, quanto mais a capacidade empática for desenvolvida, mais chances há de reconhecer atitudes inadequadas que provocam sofrimento alheio e mudar de comportamento. E é por isso que exercitar a empatia deve ser algo feito já nos primeiros anos de vida da criança.

Neste cenário, os adultos devem ficar atentos às experiências sociais corriqueiras vividas pelas crianças e interferir e levar à reflexão sobre o impacto que suas atitudes têm sobre o outro e vice-versa. “Com as crianças pequenas, por exemplo, algumas ações, como conversar sobre o que acontece com elas quando disputam o mesmo brinquedo ou quando uma criança empurra o coleguinha, pensar como cada uma se sentiu, pedir desculpas e dar a oportunidade para que o coleguinha se expresse, são exemplos de ações singelas, mas de grande importância no trabalho com crianças para o desenvolvimento das habilidades sociais (ou socioemocionais) e especialmente da empatia”, avalia Cássia. A psicóloga acredita que estimular nas crianças a capacidade de se colocar no lugar do outro, percebendo e se solidarizando ao sofrimento alheio é uma condição necessária para minimizar a ocorrência do bullying.

No que diz respeito às escolas, os especialistas são unânimes em afirmar que o bullying ocorre em todas, independentemente de idade ou classe social. “O que muda é a forma como o assunto é abordado em cada uma”, comenta o Dr. José Francisco Klas, coordenador do Departamento de Saúde Escolar e organizador do Programa de Prevenção ao Bullying e do Programa de Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais do Colégio Bom Jesus. A forma de abordagem de uma instituição na prevenção e no combate ao bullying pode representar a mola propulsora para a redução desse fenômeno no ambiente escolar. A elaboração de um programa estruturado de prevenção ao bullying é fundamental para minimizar sua ocorrência. Alguns pontos importantes são:

  • Informar toda a comunidade escolar − professores, alunos, familiares e direção − sobre o fenômeno bullying, incluindo sua definição, características e consequências.
  • Oferecer subsídios para as medidas de prevenção ao bullying na escola.
  • Detalhar o perfil habitual dos envolvidos em situações de bullying (alvo, autor, testemunha e/ou espectador), permitindo que se possa identificá-los e ajudá-los.
  • Propor uma forma de abordagem das situações suspeitas ou confirmadas de bullying e de seus envolvidos.

Família contra o bullying

Em casa, algumas ações podem auxiliar os pais na hora de estimular a empatia das crianças. Veja as orientações da psicóloga:

  1. Pare para ouvir: na correria do dia a dia, muitas vezes, conversamos uns com os outros ao mesmo tempo em que estamos fazendo mil coisas. Parar o que estamos fazendo para ouvir com atenção uma criança, independentemente da idade dela e do assunto que quer falar, mostrará a ela que conversar é importante e, principalmente, que o que ela fala e expressa tem valor. Poder se expressar facilitará o entendimento e o reconhecimento da necessidade da expressão do outro.
  2. Seja empático: reconheça a coerência e a seriedade do que a criança está demonstrando, veja a situação “pelo olhar dela” e faça comentários como: “eu entendo o que você está sentindo” ou “eu também me sinto frustrado quando quero muito uma coisa e não consigo”. Perceber que seus sentimentos podem ser compreendidos e validados poderá facilitar a percepção e a compreensão dos sentimentos do outro.
  3. Simule situações: quando a criança falar sobre um conflito ocorrido com um colega, por exemplo, incentive-a a se colocar no lugar do amigo: “se isso acontecesse com você, o que você faria?”.
  4. Valorize o respeito às diferenças: colocar-se no lugar do outro fica muito mais fácil quando a criança sabe perceber, entender e respeitar as diferenças.

Programa de Desenvolvimento de Habilidades Sociais

Para auxiliar no desenvolvimento emocional de seus alunos, o Grupo Educacional Bom Jesus possui um Programa de Desenvolvimento de Habilidades Sociais, no qual são abordados diferentes tópicos de acordo com a faixa etária e fase de cada criança. Na Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, o teatro de fantoches é uma ferramenta para falar sobre noções iniciais de resolução de problemas, autocontrole e estratégias para a inclusão de alunos novos e como agir diante de provocações ou de apelidos.

Ao longo do Fundamental I, as crianças seguem trabalhando a resolução de problemas, bem como a compreensão das diferenças, a expressão de sentimentos, a importância do respeito, entre outros. No Fundamental II, são trabalhados os temas: como agir diante de provocações dos colegas, como agir de forma assertiva nas relações com colegas, pais e professores, como agir caso sinta-se excluído por um grupo, como resistir à pressão dos pares para praticar cyberbullying e para enviar imagens íntimas (sexting), entre outros. Em todas as fases, o tema “Empatia como prevenção ao bullying” faz parte das discussões.

De acordo com Cássia Wicthoff, desde o início do trabalho, houve diminuição da ocorrência de comportamentos inadequados no ambiente escolar e maior atuação dos próprios alunos na observação e identificação de situações suspeitas de bullying. Novos alunos passaram a se adaptar melhor à escola e alunos com necessidades educacionais especiais foram incluídos com mais facilidade.

Bom Jesus
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você