Por Anny Barbosa , G1 AC — Cruzeiro do Sul


Aulas foram suspensas até segunda-feira (8), segundo coordenador — Foto: Anny Barbosa/ G1

A escola de ensino médio Professor Flodoardo Cabral, em Cruzeiro do Sul, suspendeu as aulas até a próxima segunda-feira (8) devido à falta de água, o que tem atrapalhado as atividades escolares. O coordenador da escola, Ailson Zumba, disse que há meses o problema vem acontecendo.

O coordenador do núcleo de Educação, Charles André, não foi encontrado para falar sobre o caso até a publicação desta reportagem.

“Há meses falta água. O poço da escola secou e o Depasa [Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento] manda água de três em três dias, o que não é suficiente para abastecer a escola com mais de mil alunos. Em um dia tem água e no outro não”, conta.

A água é utilizada para a alimentação dos alunos, banheiros e consumo próprio. Há cerca de uma semana, os alunos estão sendo liberados mais cedo para irem para casa e nesta quarta a direção resolveu suspender as aulas.

“Os professores e alunos resolveram fazer essa paralisação necessária para ver se conseguem resolver com a secretaria essa situação”, explica.

O presidente estudantil Francisco Nathan Amorim, de 17 anos, disse que está preocupado com a situação e teme pelos alunos.

“Percebemos o descaso com a nossa escola. Eeu que estou estudando para o Enem, como que vamos perder aula assim? Vamos perder conteúdo, atrasar aula. Muito difícil não ter água, o que é tão essencial”, finaliza.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1