Por G1 MA — São Luís


Professores de Paço do Lumiar pedem ajuda a deputados estaduais do Maranhão

Professores de Paço do Lumiar pedem ajuda a deputados estaduais do Maranhão

Um grupo de professores de Paço do Lumiar foi até a Assembleia Legislativa do Maranhão nesta segunda-feira (19) para pedir ajuda dos deputados da mudança na carga horária da categoria. Governistas declararam que foi certa a escolha da Assembleia para ajudar a intermediar as negociações entre servidores e a Prefeitura de Paço do Lumiar.

"Nós podemos trabalhar nesse sentido de interlocutor junto a categoria de professores municipais e a Prefeitura", disse o deputado Ciro Neto (PP).

Os professores levaram uma lista de reivindicações e reclamam das condições de trabalho e da necessidade de correção de salários. Segundo a denúncia, quem trabalha 20 horas por semana recebe R$ 2.700 por mês, enquanto quem tem jornada de 40 horas semanais recebe R$ 3.100 mensais.

Para corrigir a disparidade, o município teria reduzido a jornada de quem trabalha 40 horas para 30 horas, sem consulta aos educadores.

"Deveria ser o dobro de salário. Ao invés de solucionarem eles fizeram esse atrito. De repente, a gente se viu trabalhando mais e recebendo menos", relatou a professora Ana Melo.

O deputado Wellington do Curso considerou a denúncia grave e disse que há uma 'descompatibilidade' de informações entre a Prefeitura e os professores.

"Principalmente no que diz respeito ao estatuto dos professores e uma 'descompatibilidade' de informações, que era praticado em 2018 e fizeram alteração para 2019 em revelia aos professores"

Professores de Paço do Lumiar estiveram na Assembleia Legislativa do Maranhão e pediram ajuda a deputados sobre questões trabalhistas — Foto: Reprodução/TV Mirante

O deputado Adriano Sarney (PV) foi à tribuna e manifestou apoio aos professores de Paço do Lumiar, pediu apoio aos parlamentares e disse que vai cobrar explicações da Prefeitura sobre as denúncias feitas pelos servidores.

"Nós vamos entrar com um requerimento solicitando informações da Prefeitura de Paço do Lumiar para saber se o município está cumprindo a lei federal do piso, se o município está dando condições a estes professores de trabalhar" declarou Adriano Sarney.

A Prefeitura de Paço do Lumiar informou que não houve aumento de carga horária, mas a exigência das 32 horas semanais previstas em lei. Sobre o reajuste, a Prefeitura disse que, na semana passada, foi enviada a Câmara de Vereadores uma proposta de reajuste superior a 4% e que a cidade já paga salários acima do piso.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!