Por Sérgio Borges, TV Centro América


Alunos e professores vão passar por acompanhamento psicológico em Mato Grosso — Foto: Seduc-MT

Por causa da pandemia da Covid-19, alunos e professores da rede estadual de Mato Grosso vão passar por acompanhamento psicológico. Uma pesquisa realizada pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), mostrou a necessidade de apoio após o retorno das aulas presenciais.

A professora de Geografia, Fabiane Rocha conta que a pandemia deixou marcas psicológicas e muitos professores ainda não superaram.

"O que nós mais temos hoje são professores com licenças psiquiátricas porque não estão conseguindo atender a demanda intensa de trabalho", disse.

A pesquisa procurou identificar os efeitos da pandemia sobre os estudantes. O estudo verificou que situações como perda de parentes ou amigos para a covid-19, o medo de contrair a doença e o isolamento social contribuíram para crises de ansiedade e depressão e comportamentos agressivos na escola, com o uso de violência verbal.

Ao todo 332 escolas participaram da pesquisa no ano passado. Em 48% delas foram registradas agressões física, psicológicas e verbais.

O coordenador de ensino da Seduc, Joabson Pena disse que a secretaria contratou equipes de psicólogos e assistentes sociais para acompanhar a saúde mental dos professores e alunos.

"Essa equipe psicossocial é formada por dois psicólogos e dois assistentes sociais que vão trabalhar nas 15 diretorias regionais de educação de Mato Grosso. Um psicólogo e um assistente social vão trabalhar diretamente com a comunidade escolar, com os pais e alunos e a outra dupla vai trabalhar com os profissionais da educação", contou.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!