NOTÍCIA

Políticas Públicas

Combate à violência escolar: conheça o projeto da OAB de São José com escolas

Ações para combater essa prática devem ser diversas e complementares

Publicado em 04/04/2024

por Maria Eugênia

violência escolar Proteção em Rede é o nome do projeto que leva advogados às escolas de São José, SC (Foto: Shutterstock)

A escola precisa ser um ambiente seguro e acolhedor para os estudantes. Por esse motivo, as ações colaborativas dentro da instituição são necessárias e podem auxiliar no combate à violência escolar. “É possível fazer a diferença já”, destaca o doutor Pedro Adilão Ferrari Junior, presidente da OAB, da subseção de São José, em Santa Catarina, que atuou na elaboração de um projeto que une advogados às escolas. 

Jotapê Malara, fundador e CEO da startup NewSchool, também trabalhou em parceria com o TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) para combater a violência doméstica, tratando do assunto dentro das instituições de ensino e por meio do seu aplicativo. 

—–

Leia também

É preciso integrar a trajetória da educação básica com a do ensino superior

Não ter medo de errar é o primeiro passo para inovar na educação

 —–

O tema sobre combate e prevenção à violência nas escolas foi discutido nesta quinta-feira, 4, durante o painel Ações colaborativas para prevenção de violência na comunidade escolar, mediado por Anna Claudia Krüger, coordenadora do INOVAGOV SC (Rede de Inovação do Estado de Santa Catarina), no segundo dia do evento GEduc, em SP.

Formas de combater a violência escolar

Após uma série de atentados nas escolas e ameaças dentro do município de São José, a OAB resolveu criar o projeto Proteção em Rede, uma iniciativa que leva os advogados nas escolas para tratar do tema do combate à violência com os alunos, estimulando-os a debaterem e opinarem. 

“Os estudantes querem um espaço de fala, porque muitas vezes não são ouvidos pelo professor, pelo diretor. A modalidade de falar para a sala facilita esse diálogo”, destaca o doutor Edelvan Jesus da Conceição, presidente da Comissão de Direito da Criança e do Adolescente (OAB, da subseção de São José/SC). 

A iniciativa que nasceu em 2023 conta com a participação das escolas municipais e é dividida em eixos de atuação, tais como: palestras sobre o tema, que falam sobre bullying, assédio moral, preconceitos, crimes digitais, e outras pautas, fortalecimento da rede de proteção de crianças e adolescentes em torno da escola, sensibilização dos pais quanto aos riscos do uso desassistido das redes sociais e o fomento de estruturas de atendimento e apoio aos estudantes vítimas de violências nas escolas.

Combate ao bullying

Para o presidente da OAB da subseção de São José, o projeto também exerce um forte papel no combate ao bullying. Ele aponta que o canal “0800” auxilia o aluno a entender onde pode fazer as denúncias, caso passe por essa situação. 

“Por mais que a gente entenda que o que está acontecendo é um fruto do passado, a gente vai continuar errando? Ou vamos parar, refletir e fazer essa mudança daqui para frente?”, questiona Pedro Adilão. 

O papel da família também é essencial para que o crime não ocorra. Edelvan Jesus da Conceição, ressalta que os pais são fundamentais para ajudar a identificar se o aluno está sofrendo ou praticando o bullying ou outros tipos de violência. 

Tecnologia 

A NewSchool, que incentiva os jovens a estudarem por meio da gamificação de tarefas, foi criada por Jotapê, e como dito no início, se uniu com o TJSC para falar sobre violência doméstica.

Para o CEO da empresa, o intuito é criar “conteúdos que gerem a transformação na prática”, usando uma linguagem que aproxime os jovens periféricos sobre o assunto. Hoje, 40% do público que consome os conteúdos do app já terminou o ensino médio, e 3% se formou na faculdade. 

“O nosso objetivo é fazer com que o jovem possa se inserir na sociedade de forma integral”, finaliza Jotapê. 

—–

Revista Educação: referência há 28 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica

—–

Escute nosso episódio de podcast:

Autor

Maria Eugênia


Leia Políticas Públicas

avaliação socioemocional

Cultivando competências socioemocionais para o futuro

+ Mais Informações
Saeb

Diante de sua importância, Saeb necessita de atualização

+ Mais Informações
violência escolar

Caminhos para combater a violência escolar

+ Mais Informações
alfabetização

No mundo das palavras, nem todos têm acesso à alfabetização

+ Mais Informações

Mapa do Site