Brasil
PUBLICIDADE

Por O Globo — Rio de Janeiro

A Polícia Civil de Pernambuco investiga o caso do estudante Igor Kleyverson, que alegou ter tirado a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O aluno de 23 anos, morador do município de Escada, teve a suposta conquista divulgada por ele nas redes sociais e pelo curso preparatório no qual estudava, na última terça-feira, antes de ser revelada uma nota diferente.

No dia seguinte à divulgação das notas, passaram a circular imagens que indicavam que Igor teria, na verdade, tido uma pontuação de 680. Em vídeo postado no perfil pessoal do pernambucano, ele nega ter cometido fraude e “desconfia de um erro do Inep” ou de “algum ataque” hacker. O estudante afirma ter procurado “as autoridades” para descobrir o que aconteceu e disse não ter “nada a esconder”.

— Hoje de manhã eu acordei com a notícia da minha irmã dizendo que eu estava sendo investigado por fraude. Quando eu fui entrar [no site do Inep] para ver, as minhas notas estavam todas abaixo daquilo que eu tinha postado. Estou dando a minha cara-tapa porque não tenho nada a esconder, — declarou Igor em vídeo postado no Instagram.

Por meio de nota, a polícia informou que um “inquérito policial foi instaurado para apurar todos os fatos”. Procurado pelo GLOBO, o curso preparatório Fábrica Concursos comunicou que a equipe cumpriu o papel de divulgar o aluno e lamentou o contratempo. “Ressaltamos que não temos nada a ver com o caso, reafirmando o nosso compromisso que era o de divulgar a conquista do aluno, com seriedade e transparência”, escreveu a empresa.

O Inep informou que a base de dados com os resultados das redações Enem 2023 "é a mesma desde a publicação" da nota, em 15 de janeiro, "para a divulgação realizada no dia seguinte".

Igor teria sido um dos 60 estudantes que alcançaram a nota mil no Enem. De acordo com um levantamento divulgado pelo Inep, apenas duas redações atingiram a pontuação máxima em Pernambuco.

Nordeste lidera gabaritos na redação do Enem 2023

Das 60 redações que conquistaram a nota máxima no Enem 2023, 25 foram escritas por candidatos do Nordeste. Seis dos nove estados tiveram alunos com a sonhada nota mil, ficando à frente da região Sudeste, que acumulou 17 gabaritos nos quatro estados. O resultado nacional representa uma melhora em relação à edição de 2022, quando apenas 18 participantes tiraram nota máxima na redação.

As notas individuais, divulgadas nesta terça-feira, revelaram que, na região Nordeste, os estados com mais notas mil foram Rio Grande do Norte e Piauí, cada um com seis gabaritos. Na Bahia e no Ceará foram quatro, três no Sergipe e dois em Pernambuco. Apenas Maranhão, Paraíba e Alagoas não tiveram alunos com nota máxima.

A soma da região é quase metade dos gabaritos totais do país. Nesta edição, o desempenho nacional apresentou uma melhora significativa: um aumento de 233% em relação ao ano anterior, quando apenas 18 participantes escreveram textos perfeitos.

Mapa mostra estados onde alunos conquistaram a nota máxima — Foto: Reprodução/MEC
Mapa mostra estados onde alunos conquistaram a nota máxima — Foto: Reprodução/MEC

De acordo com os dados no Ministério da Educação, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Cataria e Tocantins não tiveram gabaritos.

No Sudeste, que ocupa o segundo lugar nacional, todos os estados registraram gabaritos na produção textual. São Paulo e Rio de Janeiro lideram o ranking, com sete notas máximas cada. Espírito Santo e Minas Gerais ficam empatados, com duas notas mil.

Mais recente Próxima Ministra Sonia Guajajara visitará região onde indígena foi morta a tiros em confronto com fazendeiros
Mais do Globo

Ator e artista visual, que namoram desde 2019, optam por visual informal; veja outros looks do casal

Keanu Reeves e Alexandra Grant são destaque em tapete vermelho de premiação

Medida cumpre a resolução que permite que tribunais brasileiros possam repassar e transferir valores depositados em juízo para auxiliar de forma rápida a situação de emergência do estado gaúcho

CNJ autoriza TJ de Minas a transferir quase R$ 10 milhões para auxílio a vítimas no Rio Grande do Sul

Estudo realizado por vereador mostra que número de matrículas no segmento caiu nos últimos três anos na rede municipal; prefeitura afirma que vai inaugurar quatro novas unidades ainda este mês

Relatório aponta redução de vagas para educação infantil em Niterói

Tricolor reconheceu existência de dívida com empresa de agenciamento de jogadores

Mais R$ 20,6 milhões para o Fluminense pagar pelos próximos anos