Descrição de chapéu Folha na Sala

Podcast mostra o temor de professores e pais no retorno às aulas na periferia

Escolas sem estrutura desde antes da pandemia agora enfrentam o desafio de cumprir os protocolos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A volta às aulas presenciais na rede pública de São Paulo nesta segunda (8) veio após adiamentos e muita discussão e divide opiniões de pais, professores e alunos quanto à segurança versus a necessidade da volta.

Durante a fase amarela, as escolas só receberão 35% dos alunos, em esquema de rodízio, mantendo distanciamento de 1,5 m entre as carteiras, além do uso de máscaras e higienização das mãos.

Mas muitas escolas, em especial as de periferias e bairros pobres da capital, já contavam com problemas estruturais antes da pandemia, o que gera medo e desconfiança dos pais, que não se sentem seguros para a volta presencial.

O Folha na Sala desta semana ouve o professor Lucas Archanjo, que leciona em uma escola do Capão Redondo, na zona de São Paulo, e diz estar temeroso pelas condições do colégio.

Cartazes em frente à escola Dr. Álvaro Souza Lima
Cartazes em frente a escola Dr. Álvaro Souza Lima, na zona sul, que não reabriu devido à falta de água e energia elétrica - Arquivo Pessoal

No Jardim São Savério, ouvimos pais de alunos da Escola Estadual Dr. Álvaro Souza Lima, que não iniciou as aulas nesta segunda por falta de água e energia elétrica.

Esse episódio é parte de uma série especial que ouve os relatos de professores de como está sendo ensinar durante a pandemia.

O Folha na Sala é uma parceria da Folha com o Itaú Social. O programa é apresentado pelos jornalistas Ricardo Ampudia e Juliana Deodoro. A coordenação é de Fábio Takahashi e Magê Flores. A edição de som é de Stefano Maccarini.

Você pode acrescentar o nosso programa no seu agregador de podcasts usando o link https://omny.fm/shows/folha-na-sala/playlists/podcast.rss

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.