No episódio desta terça (22) da série sobre desigualdades educacionais do Folha na Sala, especialistas apontam fatores dentro e fora da escola que impactam o aprendizado de crianças e jovens e discutem medidas para mitigar essa diferença.
Pesquisadores apontam que políticas públicas devem voltar sua atenção para a educação infantil. Estudo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) que acompanha alunos do ensino infantil no Rio e em Sobral (CE), aponta que crianças com nível socioeconômico mais baixo tendem a chegar à pré-escola sabendo menos do que as mais ricas.
Para pesquisadora que analisou o Mais Educação, um programa federal de educação integral, é preciso mais do que só investir dinheiro em planos de educação, é preciso repensar a escola como instituição e acolher a diversidade de saberes dos alunos.
O Folha na Sala é uma parceria da Folha com o Itaú Social. O programa é apresentado pelos jornalistas Ricardo Ampudia e Juliana Deodoro. A coordenação é de Fábio Takahashi e Magê Flores. A edição de som é de Stefano Maccarini.
Você pode acrescentar o nosso programa no seu agregador de podcasts usando o link https://omny.fm/shows/folha-na-sala/playlists/podcast.rss
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.