Topo

PM investiga policial que agrediu estudante dentro de sala de aula em Maceió

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

29/05/2017 12h49

A PM (Polícia Militar) de Alagoas abriu processo administrativo para investigar a conduta de pelo menos dois policiais que participaram de uma ação dentro de uma sala de aula na noite do último dia 24, na escola Estadual Campos Teixeira, no bairro da Ponta da Terra, periferia de Maceió. Um dos policiais agride um dos alunos na frente de toda turma.

A ação dos policiais no local ocorreu após denúncia de porte ilegal de arma e tráfico de droga na escola.

Nas imagens, é possível ver o policial chegando à sala de aula. Ele se aproxima de um jovem de casaco, conversa com ele por alguns segundos e, em seguida, o agride com um violento soco. Logo depois, ele tenta agarrar o jovem com as mãos pelo pescoço. O garoto se levanta para tentar fugir, mas logo é imobilizado e retirado pelo policial. Um outro militar chega à sala, mas não esboça qualquer reação.

Em nota, a PM informou que o caso será investigado por meio de um processo administrativo comandado pela Corregedoria, e o prazo para conclusão é de 30 dias.

A assessoria da PM informou que o policial que agrediu o jovem teve um dos braços quebrados na ação. Na versão do militar, uma cadeira atirada o atingiu ainda dentro da escola, durante a ação. O militar está afastado de licença médica. Os demais militares da equipe também serão ouvidos.

A Secretaria de Estado da Educação informou que repudia a ação do policial e informou ao UOL que os militares não procuraram a direção da escola --que deveria ter acompanhado os agentes até a sala de aula.

O órgão ainda disse que as câmeras de segurança não flagraram nenhuma ação de estudantes que resultasse na agressão relatada pelo policial dentro da escola.

A assessoria de imprensa da secretaria não informou o nome ou o telefone da diretora. A orientação inicial repassada a ela seria de que não concedesse entrevista para preservação da segurança.