Foto do(a) blog

Direitos da criança e do adolescente

Plataformas digitais disponibilizam conteúdos online gratuitos para apoiar escolas

Um dos setores mais afetados pela crise do coronavírus é a educação. Escolas das redes pública e particular enfrentam desafios, principalmente aquelas que não tinham uma plataforma virtual estruturada para aulas online. A situação chama atenção justamente para a oportunidade de transformar as escolas em espaços conectados.

PUBLICIDADE

Foto do author Bruna Ribeiro
Por Bruna Ribeiro
Atualização:

João Pedro, aluno do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Unidade Santa Marta, no Rio de Janeiro. Sistema de Ensino SAE  Foto: Estadão

Mas como tudo isso foi uma grande surpresa para a maioria, como fazer a guinada tão repentinamente? E quando não há estrutura ou recursos para tal investimento?

PUBLICIDADE

Uma boa dica é usar plataformas digitais educacionais já existentes, para quem ainda não tiver uma. Pensando nisso, Sistema de Ensino SAE digital disponibilizou gratuitamente mais de 1000 videoaulas, roteiros de atividades e ferramentas digitais.

Em dez dias, a plataforma já teve mais de 1,2 milhão de visualizações, com o acesso de mais de 111 mil estudantes. A expectativa é atingir o número de 400 mil usuários. Para conferir as videoaulas, basta acessar o canal da empresa no Youtube neste link. 

Outras duas grandes plataformas disponíveis gratuitamente são o MEC REC, do Ministério da Educação e a Plataforma Escola Digital, que tem vários recursos digitais já pré-avaliados por outros professores.

Quando pensamos em educação, não podemos perder de vista a garantia da equidade. É essencial escolher uma maneira de ensino que atinja todos os alunos. O maior desafio ainda fica por conta das escolas públicas em regiões mais vulneráveis, onde até mesmo a merenda escolar faz muita falta.

Publicidade

+ Leia também: Como fica a proteção de crianças e adolescentes vulneráveis diante da pandemia de coronavírus?

Em tempos do importante e essencial isolamento social, nem todas as pessoas têm acesso à água potável para lavar as mãos, renda para comprar álcool em gel, possibilidade de se isolar em meio a comunidades ou acesso à internet para acompanhar aulas online. Se o distanciamento continuar após o fim das antecipadas férias escolares na rede pública, os desafios não serão pequenos.

Como já sabemos, é na escola onde "explodem" as mais diversas violações de direitos e dificuldades enfrentadas pelas famílias pobres. Um grande dilema difícil de solucionar apenas na esfera da educação, mas sim exigindo políticas públicas intersetoriais.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.