Plataforma reúne materiais e atividades sobre cultura e história afro-brasileira
SolStock / iStock

Inovações em Educação

Plataforma fomenta a diversidade cultural a partir de referências da cultura, história e pensadores africanos

Portal traz materiais pedagógicos alinhados à BNCC a partir de uma perspectiva da Educação para as relações Étnico-Raciais

por Redação ilustração relógio 3 de março de 2023

Nos últimos meses surgiram diversas iniciativas voltadas ao fomento da educação antirracista. Muitas delas incentivadas pela efeméride dos vinte anos de promulgação da lei 10.639, de 2003, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares. 

Para somar entre as ferramentas de formação e aperfeiçoamento nesta temática, a plataforma “Percursos Alternativos”, lançada em  27 de fevereiro, apresenta materiais educacionais e conteúdos pedagógicos alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que ampliam o repertório de estudantes e professores sobre a contribuição de diferentes povos e culturas ao Brasil. 

A criação da plataforma é de autoria do Coletivo de Intelectuais Negras e Negros em parceria com o Instituto Unibanco. 

Disponível de maneira aberta e gratuita, o site reúne uma série de assuntos importantes para a sala de aula: como racismo ambiental; gênero e sexualidade; slam e poesia em sala de aula; estereótipos dos corpos negros; quilombos; e uso de hip hop para ensinar física. 

Na seção “Professores”, os usuários vão se deparar com uma série de textos referenciais, além de materiais formativos e planos de aulas para conectar o currículo com a Educação para as relações étnico-raciais.

Na área destinada aos estudantes, além de textos curtos, há uma série de vídeos, podcasts e uma revista chamada “Diasporines”, que aborda temáticas relacionadas à juventude negra. 

A plataforma também conta com uma área chamada “Política educacional e gestão”, com diversos textos analíticos sobre a legislação educacional brasileira que reforçam o direito à educação a todas e todos.

“Com esse conjunto, a plataforma busca contribuir para ampliar o repertório da comunidade escolar como um todo e apoia a diversidade cultural curricular na educação básica, visando melhoria na qualidade com equidade”, destaca texto de divulgação da plataforma. 

O site Percursos Alternativos é totalmente gratuito e aberto. Para conhecê-lo, basta acessar o link: percursosalternativos.com.br.


TAGS

educação antirracista

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x