Por Adonias Silva, G1 Santarém — PA


Formação sobre a plataforma Google for Education, na escola Tecnológica de Santarém — Foto: Adonias Silva/G1

Novas práticas pedagógicas estão fortalecendo o ensino aprendizagem nas escolas de Santarém, no Pará. A cultura digital tem sido um grande desafio para professores, diretores e técnicos. É por isso que pelo menos 100 profissionais da rede estadual participam de uma semana de formação sobre a plataforma digital Google for Education, lançada no estado em 2017.

A Google for Education disponibiliza um pacote de produtos e serviços de comunicação para professores, gestores e estudantes, tudo via internet. Sistemas de mensagens por e-mail, de planejamento de aulas, elaboração de testes e simulados vão facilitar o acesso a conteúdos curriculares, organização de grupos de estudo e gestão escolar.

Na capacitação, os profissionais estão sendo treinados para que possam ser os multiplicadores nas escolas onde atuam. Os estudantes também passarão por treinamento para atuarem como multiplicadores nas suas escolas. Eles serão os principais beneficiários dessa tecnologia que já é comum em centenas de escolas de todo o país, segundo a Seduc.

A implantação da ferramenta é uma ação desenvolvida pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc), por meio do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica no Estado do Pará, como parte do Pacto pela Educação no Pará. A proposta da Seduc é dispor os recursos tecnológicos integralmente no estado em 2018.

A coordenadora de Tecnologia Aplicada à Educação (Cetae) da Seduc, Denise Mesquita, acompanha o treinamento. Ela explica que os alunos são os maiores beneficiados com a plataforma Google for Education. “Essa geração de alunos ela é uma geração nativa digital. Aí a gente precisa buscar essa inovação como atrativo para os estudantes”, afirma.

Professora Luzilândia Teixeira sendo orientada pela coordenadora do Cetae da Seduc, Denise Mesquita — Foto: Adonias Silva/G1

Ainda segundo Denise, após o treinamento, serão criadas contas de acesso para os alunos regularmente matriculados. Já foram criadas contas para o corpo administrativo da Seduc e para professores da rede estadual. Também serão criadas contas de e-mails para os alunos, para que eles interajam, especificamente no Google Sala de Aula e com os outros aplicativos.

Professora há 12 anos, Luzilândia Teixeira participa do treinamento da Google for Education para ser multiplicadora na escola estadual Belo de Carvalho, no bairro Livramento. Ela diz que é importante aliar a tecnologia na prática pedagógica. “A gente estando apto a isso, vai ser muito mais fácil nós colocarmos o aluno para interagir na sala de aula”, destaca.

Para a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Santarém, Valéria Soares, formações são importantes para o crescimento dos profissionais. “A gente dá esse apoio pedagógico, oferece oficinas, oferta oficinas onde o professor vai se apropriar mais do uso das tecnologias na sala de aula, sempre voltado para o pedagógico”, disse.

Quer saber mais notícias de Santarém e Região? Acesse G1 Santarém.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1