Por G1 AM


A plataforma digital AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), foi lançada nesta segunda-feira (29), em Manaus. O objetivo é diversificar as estratégias de ensino dos estudantes. A plataforma está no endereço avaseduc.am.gov.br.

A plataforma digital AVA reúne cinco programas pedagógicos: o Pré-vestibular Conquistar, os cursos Ressignificação da Prática Pedagógica, Tutoria em EaD, Hora do Saeb e Cemeam Class. Além disso, o espaço também vai reunir conteúdos digitais norteadores para o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio.

Coordenado e desenvolvido pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) da Seduc-AM, o AVA permite aos estudantes ampliar possibilidades de aprendizagem por meio da revisão de conteúdos curriculares, fortalecendo o que foi trabalhado nas aulas de todas as etapas e modalidade de ensino. A metodologia visa a melhoria do desempenho dos estudantes para exames nacionais, ingresso ao ensino superior, correção de defasagens de aprendizagens, entre outros.

Já os profissionais da educação terão a oportunidade de integração e colaboração entre diferentes setores da Seduc-AM na definição e elaboração de cursos, formações continuadas para cursos desenvolvidos com tutoria e/ou autoinstrucionais.

O secretário estadual de Educação, Luiz Castro, diz que a iniciativa é importante para aproximar todos os agentes envolvidos no processo pedagógico, assim como para agrupar em um só lugar todas as ferramentas necessárias para o crescimento desses agentes.

“A Educação tem mais resultados de médio e de longo prazo, mas se você não tomar as decisões corretas hoje os resultados não virão no futuro”, afirmou o secretário, por meio da assessoria.

AVA - O ambiente virtual se configura em uma plataforma web responsiva para diversos dispositivos (computadores, tablets, smartphones) e sistemas operacionais (Android, IOS, Windows, outros). Além do que já está sendo ofertado, é possível a criação de cursos tanto para a área pedagógica quanto para a área técnica da Seduc-AM.

No AVA podem ser criados curso com acesso a conteúdos e recursos digitais por meios de vídeos, arquivos em PDF, entre outros diversos formatos, wiki (recurso que possibilita a construção colaborativa de documentos), testes online, simulados, envio de arquivos, fóruns de discussão, envio de mensagens e notificações aos cursistas, interação entre os usuários, além de permitir a realização de comentários durante as atividades. O ambiente dispõe, ainda, de ferramentas para acompanhamento do rendimento dos usuários, biblioteca virtual, gamificação com base no desenvolvimento das atividades e certificação digital.

Programas - Atualmente, o AVA disponibiliza o curso “Pré-vestibular Conquistar”, que atende mais de 10 mil alunos, e dá oportunidade de preparação para os vestibulares. Ainda com foco nos estudantes, a plataforma disponibiliza o “Cemeam Class”, para alunos do 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio com atividades voltadas para o desenvolvimento de habilidades exigidas para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), assim como o “Hora do Saeb”, que também envolve professores.

Para os profissionais, está sendo desenvolvido o curso Ressignificação da Prática Pedagógica para pedagogos e apoios pedagógicos da Seduc-AM, desenvolvido pelo Centro de Formação Padre José Anchieta (Cepan) e futuramente, o curso de Tutoria em EaD, desenvolvido para a apropriação das funcionalidades da própria plataforma pelos servidores. Também está sendo disponibilizada na plataforma conteúdos digitais norteadores para o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular e do Novo Ensino Médio.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!