Rio Educação

Plano para volta às aulas de redes municipais será discutido por secretários de Educação em reunião em São Paulo

À frente da pasta do Rio, Renan Ferreirinha participa do encontro nesta quarta-feira, que abordará temas como protocolos sanitários e boas práticas no retorno às salas ainda em meio à pandemia de Covid-19
Rio espera continuar com ensino presencial, que foi retomado na rede municipal no ano passado Foto: Fabiano Rocha em 18-10-2021 / Agência O Globo
Rio espera continuar com ensino presencial, que foi retomado na rede municipal no ano passado Foto: Fabiano Rocha em 18-10-2021 / Agência O Globo

RIO — O secretário municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirinha, se reúne, nesta quarta-feira (26), em São Paulo, com gestores da pasta de outras cidades para traçarem um plano sobre a retomada do ano letivo, em meio à pandemia de Covid-19. A volta às aulas de rede na cidade carioca está prevista para o dia 7 de fevereiro. O encontro, a ser realizado presencialmente, contará com os secretários da área de São Paulo, Recife, Porto Alegre e Curitiba.

Imunização: Retomada no Rio, vacinação infantil recebe hoje crianças de 10 anos ou mais

Estão entre os temas, o alinhamento nos protocolos sanitários e as boas práticas. Segundo o grupo, a mobilização acontece diante da não articulação do Ministério da Educação sobre o calendário de volta às aulas com início previsto para as próximas semanas. Participam da reunião os secretários de Educação Fernando Padula, de São Paulo; Fred Amancio, do Recife; Maria Silvia Bacila, de Curitiba; e Janaína Audino, de Porto Alegre.

— Não podemos achar que temos uma geração perdida e cruzar os braços. Pelo contrário, o papel da educação é não deixar ninguém para trás. Estamos trabalhando para garantir o direito de todas nossas crianças estudarem, mesmo com as dificuldades trazidas pela pandemia. Para isso, essa troca de experiências é fundamental — disse Ferreirinha.

Carnaval 2022: Sapucaí receberá ensaios técnicos em março, diz presidente da Liesa

A posição da Prefeitura do Rio, desde a reabertura das escolas para o ensino presencial no ano passado, tem sido de os colégios serem os primeiras a reabrir e os últimos a serem fechados. A rede municipal de ensino mantém o ensino híbrido, com acesso a conteúdos remotos para casos excepcionais de crianças que ainda não podem voltar às salas de aula e para alunos que tiverem diagnóstico positivo para a Covid-19.

No último dia 13, as secretarias de Educação e de Saúde do município do Rio entregaram à Agência Nacional de Vigilância e Saúde (Anvisa) um documento pedindo a liberação dos autotestes para Covid-19 . De acordo com o requerimento, os exames serão distribuídos na rede pública de saúde da capital e também para alunos e profissionais da rede municipal de ensino, numa forma de identificar casos e possibilitar estratégias para evitar ao máximo a volta do ensino remoto.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, destacou, em entrevista no último dia 13, que analisa constantemente o cenário epidemiológico e que existe um plano de contingência para professores e alunos que por ventura vierem a ser contaminados pela Covid-19.

— Estamos avaliando a situação epidemiológica semanalmente. Estamos com o plano de contingência. Se uma pessoa testar positivo, ela será afastada e seu entorno será afastado. A pessoa ficará em casa por sete dias e as aulas serão remotas. O ensino remoto continua de forma complementar — disse.

Tem dúvidas? Rio vacina crianças contra Covid-19; confira respostas para as principais dúvidas

A cidade do Rio voltou a avançar nesta quarta-feira com o calendário de imunização para as crianças, após ter que prolongar os dias de atendimento a meninos e meninas de 11 anos por falta de doses para as demais idades. Hoje, devem ir aos postos os pequenos de 10 anos. Veja como será o cronograma, que se estende até 9 de fevereiro:

quarta-feira, 26 de janeiro: meninos e meninas com 10 anos ou mais

quinta-feira, 27 de janeiro: meninos e meninas com 9 anos ou mais

sexta-feira, 28 de janeiro: meninos e meninas com 8 anos ou mais

sábado, 29 de janeiro: meninos e meninas com 8 anos ou mais

segunda-feira, 31 de janeiro: meninas com 7 anos

terça-feira, 1º de fevereiro: meninos com 7 anos

quarta-feira, 2 de fevereiro: meninos e meninas com 7 anos ou mais

quinta-feira, 3 de fevereiro: meninas com 6 anos

sexta-feira, 4 de fevereiro: meninos com 6 anos

sábado, 5 de fevereiro: meninos e meninas com 6 anos ou mais

segunda-feira, 7 de fevereiro: meninas com 5 anos

terça-feira, 8 de fevereiro: meninos com 5 anos

quarta-feira, 9 de fevereiro: meninos e meninas com 5 anos ou mais