Por G1 Santarém — PA


Participantes da 6ª Conae discutem mudanças na educação, em Santarém — Foto: Divulgação/Agência Santarém

Começou na quarta-feira (21) a 6ª Conferência Santarena de Educação, em Santarém, no oeste do Pará. O evento conta com a participação de gestores escolares, educadores e representantes da sociedade civil organizada. Este ano, a Consae tem como tema “Plano Municipal de Educação: Avaliação em tempos de mudanças”. As discussões são em torno da avaliação e monitoramento do plano decenal de educação aprovado por meio da Lei 19.829/2015, que busca o aprimoramento das metas que ainda não foram alcançadas.

O Plano Municipal de Educação (PME) que foi construído na Conferência de 2015 e aprovado pela Câmara de Vereadores contempla 20 metas e 263 estratégias que devem ser perseguidas e alcançadas para uma educação de qualidade.

Segundo o presidente do Fórum Municipal de Educação, Dirceu Amoedo, a educação tem passado por situações difíceis do ponto de vista do financiamento, da efetivação de políticas públicas e de fatores que precisam avançar para que melhore a qualidade da educação. "Na discussão da Conferência a ideia é que a gente possa mostrar os impactos dessas mudanças no funcionamento das redes. E como a gente tem a responsabilidade de fazer o monitoramento, precisamos saber qual a nossa realidade e de que forma podemos contribuir para o cumprimento das metas", declarou.

Presente no evento, a vereadora Maria José Maia, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, destacou que a aprovação do plano foi feita em 2015 e ele é para 10 anos. “É importante dizer que não é apenas a avaliação da rede municipal, mas toda uma abrangência da educação do município de Santarém. A discussão será feita em nove eixos que perpassam pela educação e pela valorização dos educadores, com possíveis proposições para efetivação de fato do plano municipal de educação", enfatizou.

Para os diretores da rede municipal de ensino, a conferência é um espaço para colocar em pauta os problemas que estão presentes no dia a dia das escolas.

"Para nós, é de suma importância acompanhar essas discussões, porque muitas das metas envolvidas nos eixos serão trabalhadas e estão direcionadas às escolas municipais. Por exemplo, na universalização da educação infantil, a construção de creches e centros de educação infantil, nós ainda não conseguimos atingir a meta. E essa é uma meta importante porque a demanda pela educação infantil está crescendo consideravelmente. Nós não temos ainda local para atender todas as crianças que precisam de pré-escola e de creche", disse Paulo Sérgio Marinho, presidente do Conselho Municipal de Educação e gestor da Escola Municipal Delfina de Jesus Amorim.

A 6ª Consae prossegue na tarde desta quinta-feira e na sexta (23) pela manhã com debates nos eixos temáticos. E a tarde os conferencistas retornam ao auditório para avaliação final e apresentação das propostas que serão levadas à Conferência Estadual de Educação.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1