Por Anderson Viegas, g1 MS


Coletiva em que governo de MS apresentou plano de segurança para escolas — Foto: Reprodução/g1 MS

O governo de Mato Grosso do Sul anunciou nesta quarta-feira (12) um pacote de ações para ampliar a segurança e coibir a violência nas escolas do estado. Algumas das medidas são voltadas para a rede pública de ensino, em especial, a estadual, e outras também contemplam as instituições privadas.

Entre as medidas anunciadas estão: monitoramento total das escolas da rede estadual, inclusive, dos portões de acesso e das cercanias; botão do pânico nestas unidades para acionamento de equipe policial que estará no local em no máximo seis minutos; entrada em operação até o fim do mês de central de monitoramento que acompanhará 298 escolas da rede estadual 24 horas por dia; implantação de núcleos de pesquisa e prevenção a acidentes de inteligência e segurança escolar na secretaria estadual de Educação; elaboração de cartilhas de orientação e procedimentos para alunos, pais e funcionários; ampliação do programa Escola Segura, Família Forte; capacitação para funcionários e professores; atuação preventiva da Polícia Civil para identificar por meio dos serviços de inteligência autores de supostas ameças e incitações e também aqueles que divulgam informações falsas, principalmente em redes sociais, causando alarde e insegurança; visita prévia de equipes da PM a todas as equipes para orientação e abordagens técnicas; apoio multiprofissional as pessoas para situações que ocorram nas escolas.

O Plano Estadual de Segurança nas Escolas, foi anunciado pelo governador Eduardo Riedel, o secretário estadual de Educação, Hélio Daher, a delegada-geral adjunta de Polícia Civil, Rozeman Geise Rodrigues de Paula, da subcomandante-geral da PM, coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião; do presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Valdir Couto de Souza Júnior e do presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro.

O governador Eduardo Riedel ressaltou ainda a importância do papel das famílias na prevenção a violência nas escolas. “Nenhum instrumento, nenhuma ação vai substituir a participação dentro de casa. É claro que não temos o controle de tudo, mas queremos que as famílias estejam atentas neste momento, que possam estar conversando com seus filhos”.

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!