Educação
PUBLICIDADE
Por e — Rio de Janeiro

O resultado do aprendizado de estudantes de 15 anos no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), apresentado na terça-feira, mostrou que, além de o Brasil estar estagnado no ensino, há desigualdade entre os alunos de cada região. De acordo com o exame feito no ano passado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os estudantes do Sul lideram nas três disciplinas avaliadas, enquanto os do Norte obtiveram as menores notas. Alunos do Sudeste e Centro-Oeste brigam pela segunda posição e os do Nordeste aparecem em penúltimo.

Além de apresentar a média nacional geral, o projeto divide o Brasil e outros países de grandes proporções geográficas e amplos espectros sociais em regiões e divulga o desempenho de cada uma delas e suas colocações no ranking mundial.

Em Matemática, a pior nota do país (média de 379 pontos), a diferença entre as notas do Sul — com 394 — e Norte — com 357 — foi de 37 pontos, o que representa uma distância de 22 posições no ranking mundial. O Sudeste, com 388, aparece na segunda colocação, à frente de Centro-Oeste e Nordeste, que obtiveram 384 e 363.

Os resultados do Pisa 2022 por regiões do Brasil — Foto: Editoria de Arte
Os resultados do Pisa 2022 por regiões do Brasil — Foto: Editoria de Arte

Em Leitura, o país conquistou seu melhor desempenho, com uma média de 410 pontos. Mas a distância entre o Sul (427) e o Norte (382) foi de mais de 30 posições no ranking mundial. Os alunos do Centro-Oeste ficaram em segundo lugar, com 424 de média, pouco à frente do Sudeste, com 420, e bem adiante do Nordeste, em penúltimo com 392.

Os alunos do Sul conseguiram um resultado em Ciência de 421 pontos, acima da média geral nacional, de 403. No Norte, o desempenho ficou em 380. A diferença entre as regiões, mais uma vez, fica na casa dos 40 pontos, e de 33 posições no ranking mundial. Os alunos do Sudeste ficaram em segundo lugar, com 413 pontos, resultado pouco melhor do que os 411 do Centro-Oeste. O Nordeste ficou mais próximo do Norte, com 386 de nota final.

Piora entre ricos

O Pisa também mostrou que a aprendizagem dos alunos mais ricos brasileiros caiu 13 pontos em Matemática. O desempenho passou de 438 para 425 entre 2018 e 2022. Os mais pobres mantiveram o patamar de 348 entre as duas provas. A desigualdade educacional no país entre os jovens de maior renda e os de baixa renda diminuiu de 90 para 77 pontos, o que significa 3,5 anos de aprendizado.

— É um dado muito preocupante. São os alunos da escola privada e dos institutos federais — lembra João Marcelo Borges, gerente de pesquisa e inovação do instituto Unibanco.

A diferença não se alterou em 48 dos 68 participantes com dados disponíveis. Em outros 13, houve um aumento da diferença, e em sete, uma queda da disparidade. Nessa última lista estão, além do Brasil, a Argentina, o Chile, a Moldávia, as Filipinas, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.

“Destes últimos países, apenas na Argentina, nas Filipinas e na Arábia Saudita a diferença diminuiu devido às melhorias no desempenho dos estudantes desfavorecidos. Em três outros países, o desempenho dos estudantes favorecidos deteriorou-se”, alertou o relatório da OCDE.

O Pisa produz um indicador socioeconômico com base nas respostas dos estudantes em questionários que são aplicados juntos com as provas. A medida leva em consideração o capital econômico, social e cultural do estudante e de sua família. Considera o nível de escolaridade dos pais e um indicador de riqueza dos alunos (perguntando, por exemplo, que objetos o aluno tem em casa). Com isso, o exame consegue distinguir estudantes socioeconomicamente desfavorecidos (os 25% com os valores mais baixos nesse indicador em seu país) dos socioeconomicamente favorecidos (os 25% com os valores mais elevados desse indicador).

Mais recente Próxima Lula critica alto número de advogados formados no Brasil e defende investir em cursos 'primordiais para desenvolvimento'
Mais do Globo

Médica disse sentir 'lealdade' e 'gratidão' pela família do presidente: 'Meu único problema foi com o meu ex-companheiro'

Ex que acusa filho de Lula por agressão elogia Janja: 'Pura gentileza'

Instituição alerta que irá encaminhar conteúdos de violência às autoridades competentes

Exército muda normas para redes sociais e vai remover comentários de ódio e político-partidários

Arsenal mantém liderança provisória e Liverpool tropeça mais uma vez

Com um jogo a menos, City depende só de si para ser campeão inglês

Leozinho Bradock, um dos cinco filhos do cantor do Molejo, falou sobre a relação do artista com a família e sobre a importância da fé com a morte do sambista

'Minha espiritualidade é o que está me deixando aqui com essa alegria', diz filho de Anderson Leonardo no velório do pai

O acidente ocorreu na madrugada deste domingo (28) durante o show do cantor Bruno Rosa, na festa do "Pinhão"; as causas são apuradas

Parte de palco desaba durante show sertanejo e três pessoas ficam feridas em MG

Ação foi resultado da "Operação Infância Perdida" deflagrada pela Polícia Civil

Mulheres são presas por explorarem mão de obra infantil na Barra da Tijuca

O cantor, de 51 anos, realizava tratamento contra câncer inguinal, considerado raro, e estava sob supervisão médica em UTI de hospital. O artista morreu na última sexta-feira

'Nunca mais nos separamos': Xande de Pilares fala da amizade com Anderson Leonardo, do Molejo

A pessoa com o problema não chega ao colapso, mas vive uma exaustão depressiva crônica

Burn on: conheça a nova síndrome, prima do burn out

Meia saiu aos 25 minutos do segundo tempo na derrota para o Botafogo

Arrascaeta será reavaliado amanhã no CT do Flamengo após sentir no clássico