Educação
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

Além de avaliar competências em matemática, leitura e ciências, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) dimensiona, nos diferentes países, a exposição ao bullying e o sentimento de solidão no ambiente escolar entre estudantes na faixa dos 15 anos de idade, foco do levantamento. A edição de 2022, divulgada nesta terça-feira, aponta que, no Brasil, embora a maioria dos entrevistados tenha afirmado se sentir parte da escola (76%) e ter facilidade para fazer amizades (70%), 27% relataram se sentir solitários, o quinto maior percentual entre as 81 economias participantes do exame. Em 2018, última edição do Pisa, esse índice era de 23%.

O contigente de estudantes que se sentem solitários na escola no Brasil ficou no ano passado, numericamente, atrás apenas do contabilizado nas Filipinas (28% se sentem solitários), Turquia (28%) e, por alguns décimos, em El Salvador e no Chile (ambos com 27%). A média é de 16% entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que faz a avaliação.

Onde os estudantes mais se sentem solitários na escola

Países Total (%)
Filipinas 28
Turquia 28
El Salvador 27
Chile 27
Brasil 27
República Dominicana 26
Jamaica 26
Panamá 26
Marrocos 25
México 25
Guatemala 25
Brunei Darussalam 24
Bulgária 24
Camboja 24
Paraguai 23
Moldávia 22
Jordânia 22
Catar 22
Estados Unidos 22
Argentina 22
Emirados Árabes Unidos 22
Malásia 22
Costa Rica 22
Média da OCDE 16

Os resultados mostram ainda que 11% dos alunos entrevistados no país relataram sofrer bullying (intimidação sistemática) com frequência na escola. Nos países da OCDE , o contigente é de 8%. Já o percentual de meninas que relatam ser alvo de bullying no Brasil algumas vezes no mês soma 22%, equanto, entre os meninos, 26% afirmam passar pela mesma situação. Nos países da OCDE, os percentuais são 20% e 21%, respectivamente.

Ainda segundo a avaliação do Pisa, 19% dos estudantes brasileiros disseram se sentir "deixados de lado" ou como estranhos nas instituições de ensino, mesmo percentual dos que não se sentem satisfeitos com suas vidas.

Exposição ao bullying — Foto: O Globo
Exposição ao bullying — Foto: O Globo

Nesse tópico, o percentual é o mesmo da média de países da OCDE, mas porque nos países mais ricos ele vem subindo ano a ano. Nesse conjunto de economias, os insatisfeitos com suas vidas passaram de 11%, em 2015, para 16% em 2018 e somaram 18% em 2022.

No caso do Brasil, mais de 14 mil alunos fizeram a prova do Pisa em 606 escolas de 420 municípios, nos 26 estados e no Distrito Federal, em 2022. A avaliação aponta que a aprendizagem dos estudantes brasileiros se manteve baixa e estável desde 2009.

Competências socioemocionais como saída

Gerente-executiva de advocacy do instituto Ayrton Senna, Beatriz Alquéres lembra que o contexto de violência e desafios como o bullying e o sentimento de não pertencimento ao ambiente escolar impactam a aprendizagem. O relatório do Pisa ressalta que o desempenho dos estudantes em matemática melhorou, por exemplo, em sistemas educacionais em que o bullying diminuiu. Da mesma forma, alerta que alunos que se sentem sozinhos "provavelmente não se destacarão em uma sala de aula", enquanto aqueles que se sentem mais pertencentes à comunidade escolar tendem a se sentir mais seguros e menos expostos ao bullying.

A pesquisadora aponta que o problema pode ser enfrentado com o desenvolvimento de competências socioemocionais, habilidades que envolvem, por exemplo, como os estudantes organizam o tempo, seu engajamento com os colegas, capacidade de ter empatia, resiliência emocial e abertura para o novo. Essas competências já compõem hoje, no Brasil, a Base Nacional Curricular Comum, mas ainda demandam políticas para serem implementadas no país. Uma oportunidade para fazer esse debate, diz, é o projeto de lei com mudanças no Novo Ensino Médio que tramita no Congresso.

— Essas competências fazem parte de uma abordagem de educação integral, que deve ser garantida a todos os estudantes, e são as que mais influenciam na interação no momento de aprender. Elas já norteiam a base curricular, mas sua implementação precisa ser priorizada com políticas estruturadas. A gente precisa criar tempo na escola para isso ser trabalhado, não digo como disciplina extra, mas como competências que devem ser trabalhadas junto com as disciplinas tradicionais. A matematica, por exemplo, pode trabalhar a resiliência e autogestão — explica Beatriz Alquéres.

Mais recente Próxima Pisa 2022: 19% dos alunos brasileiros na faixa dos 15 anos afirmam não se sentir seguros no caminho até a escola
Mais do Globo

Pedro Lourenço é dono de uma rede de supermercado e apoiador do ex-jogador. Acordo deve ser oficializado durante a próxima semana

Ronaldo Fenômeno encaminha acordo para venda da SAF do Cruzeiro a empresário

Clube veio à público prestar esclarecimentos após treinador e seu filho afirmarem que souberam da saída pelas redes sociais, após a goleada para o Criciúma

Em nota oficial, Vasco afirma que Ramón Díaz e Emiliano Díaz pediram demissão nos vestiários

Atriz apresentou a cerimônia de premiação da 6ª edição do Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes. Evento reuniu importantes nomes do mundo do surfe; confira

Danni Suzuki descreve paixão pelo surfe e encoraja mulheres a adotar estilo de vida: 'Mexe com a capacidade de superação, conquista e poder'

Multa rescisória prevê pagamento de todo o contrato até o fim de 2025

Ramón Díaz e empresários entendem que Vasco demitiu treinador e podem cobrar mais de R$ 20 milhões

O argentino e o filho Emiliano, porém, agradeceram ao carinho recebido ao longo dos últimos meses

Ramón Díaz lamenta demissão 'por Twitter' no Vasco e afirma: 'Primeiro clube que me fez lutar contra rebaixamento'

Apostas podem ser feitas até as 19h, em lotéricas credenciadas, na internet ou no app

Mega-Sena: ninguém acerta as dezenas, e prêmio vai a R$ 6,5 milhões; veja números

Surfista brasileiro sofreu grave acidente em Pipeline, no Havaí, no início de dezembro

João Chianca volta às competições avançando na Austrália

Prédio pegou fogo na madrugada desta sexta-feira e não tinha alvará, diz Corpo dos Bombeiros

Cinco das dez vítimas do incêndio em pousada de Porto Alegre são identificadas

Tela é vista por uma média de 20 mil pessoas por dia, muitas delas tentando fazer selfies com a obra ao fundo

Louvre estuda exibir 'Mona Lisa', de Da Vinci, em uma sala exclusiva

Mulher esteve numa casa onde foram encontradas drogas e armas e pode ter servido de apoio a presos que escaparam do presídio federal e depois foram recapturados

Polícia prende suspeita de ajudar fugitivos do presídio de Mossoró