Rio Greve geral

Pinheiro Machado é liberada após ato de professores e alunos da Uerj

Manifestação na Pinheiro Machado foi contra governos federal e estadual
Manifestação de professores e alunos da Uerj interdita duas vias da Rua Pinheiro Machado, em frente ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras Foto: Guito Moreto / Agência O Globo
Manifestação de professores e alunos da Uerj interdita duas vias da Rua Pinheiro Machado, em frente ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras Foto: Guito Moreto / Agência O Globo

RIO - Uma manifestação de professores e alunos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) prejudicou o trânsito na Rua Pinheiro Machado, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. A via ficou interditada nos dois sentidos, na altura do Palácio Guanabara, mas já foi liberada. Policiais do 2º BPM (Botafogo) estão acompanharam o protesto no local.

Professores e estudantes da Uerj fizeram uma aula pública no local protestando contra o governo do estado e contra as reformas trabalhista e previdenciária.

A reitoria da Uerj decretou paralisação oficial de 24h, por conta da greve geral que acontece no país.

— Interditamos metade da pista para conversar com a população e os motoristas sobre a situação da universidade. O protesto está tranquilo, com os carros passando buzinando, apoiando as nossas reivindicações — disse Guilherme Vargues, diretor da Associação de Docentes da UERJ (Asduerj).

Segundo ele, a manifestação pacífica contou com cerca de 500 pessoas, entre docentes e estudantes da Uerj. Além de protestar contra o situação da universidade, que tem repasses do governo, salários de professores e bolsas de alunos atrasados, o grupo é contra as reformas da previdência e trabalhista, que, de acordo com Vargues, atingem todos os servidores.

Manifestantes bloquearam o trânsito em vários pontos do Rio, desde o início da manhã. A Via Expressa do Porto liberada cerca de 11h30, foi fechada por quase 4h nos dois sentidos, perto da Novo Rio.

O município do Rio entrou estágio de atenção às 6h50m desta sexta-feira por conta das manifestações, que complicaram o trânsito.