Ingresso Universitário

Por Caroline Oliveira, g1 PI


Enem 2021 Teresina - entrada de candidatos em Teresina — Foto: Layza Mourão/g1

O Piauí teve a menor taxa de abstenção do país dos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021, com 24,7% de ausência, ou seja, 75,3% dos inscritos compareceram aos dois dias de aplicação de provas no estado.

Dos 72.170 inscritos, 54.327 estiveram presentes nas salas dos 33 municípios que aplicaram provas no estado. Já no Enem digital, o número de faltosos chega a 48,4%, apenas 509 dos 986 inscritos compareceram.

“O Piauí foi o estado número 1 por quatro anos consecutivos, com a maior taxa de presença. No ano passado, por causa da pandemia tiveram mais faltosos, mesmo assim, ficou entre os cinco com a maior de taxa de presença. E este ano voltamos para o topo. Os candidatos do Piauí sabem que vão fazer a prova e que têm segurança e confiança por isso fazem o esforço”, analisou a diretora de mediação tecnológica da Secretaria Estadual da Educação (Seduc-PI), Viviane Holanda Carvalhedo.

A previsão é que o resultado das provas seja divulgado dia 11 de fevereiro, como informou o ministro da Educação em entrevista coletiva nesta segunda-feira (29).

Viviane afirmou que o Piauí só tem 33 municípios com aplicações de provas e é necessário uma grande logística para os estudantes dos 224 municípios participem.

“É um esforço muito grande, porque são 191 que não são locais de provas e são disponibilizados transporte tanto do escolar da Seduc, quanto de prefeituras que têm diálogo com a gente. E em Teresina disponibilizamos o passe livre”, disse.

O Enem 2021 foi o exame com menor participação desde 2009, com apenas 3,109 milhões de inscritos. Em 2009, foram 4 milhões.

“E mais um dado chama atenção, dos três milhões, mais da metade faziam como treineiros. Nunca tinha acontecido isso, foi um volume que chamou atenção”, destacou Viviane Carvalhedo.

Problemas pontuais

De acordo com Viviane Carvalhedo, o secretário estadual de educação, Ellen Geral, foi pessoalmente à Superintendência Municipal de Transporte de Teresina (Strans) solicitar que não faltasse ônibus nos horários de pico de entrada e saída dos alunos.

“Mas houve uma falha no final. Mantiveram pico na entrada, mas na saída não manteve o mesmo fluxo de veículos”, contou.

Viviane Carvalhedo considerou a aplicação tranquila em todo estado, apenas dois problemas pontuais com falta de energia ocorreram em Uruçuí e Floriano, ambas cidades no Sul do Piauí.

“Em Uruçuí foram 15 minutos de falta de energia, mas logo a equipe da Equatorial restabeleceu, depois que a coordenação de aplicação acionou. Na região de Floriano foram 50 minutos, já no finalzinho da tarde, que após o retorno, a coordenação acrescentou esse tempo para quem ainda estava fazendo a prova e não culminou em nenhum problema”, destacou a Viviane.

LEIA TAMBÉM

A diretora ressaltou ainda que a escola que sofreu o furto de fios no primeiro domingo de aplicação, Caluzinha Freire, no bairro Satélite, em Teresina, teve a energia restabelecida e os 90 candidatos aptos fizeram a prova no local sem necessidade de uma nova mudança.

Nesse domingo, diferente do anterior, não houve cumprimento de mandado de prisão. “A Polícia Federal tinha um mandado pela Lei Maria da Penha, mas o candidato não compareceu ao local de prova, por isso não foi cumprido”, declarou.

Enem no Piauí

Foram várias as histórias registradas pelo g1 no último domingo, durante a realização do Enem. O caso que ganhou mais destaque foi o da candidata Bruna Karine, de 23 anos, que esqueceu seu documento de identidade em casa, mas acabou sendo ajudada por um desconhecido, um professor que foi até a casa dela pegar o documento. Quando ele retornou, faltava apenas um minuto para a escola fechar.

Um minuto antes de portão fechar, professor entrega RG esquecido e 'salva' candidata

Um minuto antes de portão fechar, professor entrega RG esquecido e 'salva' candidata

Ao final da prova a jovem agradeceu a ajuda do professor e afirmou que achou a prova fácil. Ela ainda revelou que já havia estudado o tema da redação: “Invisibilidade e Registro Civil”.

Antes da prova ser realizada, foram realizadas prisões de três pessoas. A Polícia Civil conseguiu descobrir que alguns foragidos da Justiça fizeram inscrições para o Enem. No dia da prova eles aguardaram esses candidatos e realizaram as prisões.

Homem suspeito de assaltos a bancos é preso em Teresina

Homem suspeito de assaltos a bancos é preso em Teresina

Entre os presos está um acusado de assalto a banco, de 32 anos, que tinha um mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão. Um homem acusado de peculato no estado de São Paulo e uma mulher foragida da Justiça do Ceará também foram presos e encaminhados para a Central de Flagrantes de Teresina.

Polícia cumpre mandado de prisão em local de prova do Enem em Teresina

Polícia cumpre mandado de prisão em local de prova do Enem em Teresina

Também foi destaque o caso de uma mãe, que comemorou a conquista do filho autista que conseguiu realizar o Enem. Para ela, ver o filho fazendo a prova foi “como um prêmio nobel”.

Não só os estudantes foram destaque. A vendedora Cristiane Pereira, de 60 anos, que passa por dificuldades financeiras, contou com uma ajuda especial e dicas de empreendedorismo de consultores para aumentar as vendas no próximo dia do Enem.

O g1 também registrou casos de candidatos que já são formados e realizaram o Enem em busca de uma nova formação.

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!