Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PGR denuncia ministro da Educação ao STF por homofobia

    Ministro Milton Ribeiro é investigado por entrevista em 2020

    Ministro Milton Ribeiro na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (17)
    Ministro Milton Ribeiro na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (17) Reprodução/TV Câmara

    Gabriel Hirabahasida CNN

    em Brasília

    A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou, nesta segunda-feira (31), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, por declarações homofóbicas dadas em setembro de 2020. A denúncia foi apresentada ao STF nesta segunda (31).

    A investigação foi motivada por uma entrevista de Milton Ribeiro ao jornal “O Estado de S. Paulo”, em setembro de 2020, quando o ministro relacionou a homossexualidade a “famílias desajustadas” e disse que havia adolescentes “optando por ser gay”.

    No documento, a PGR afirma que Ribeiro afirma que, “ao afirmar que adolescentes homossexuais procedem de famílias desajustadas, o denunciado [Milton Ribeiro] discrimina jovens por sua orientação sexual e preconceituosamente desqualifica as famílias em que criados, afirmando serem desajustadas, isto é, fora do campo do justo curso da ordem social”.

    A denúncia é o ato formal em que a PGR pede a abertura de uma ação penal contra uma pessoa. Cabe ao STF decidir se Milton Ribeiro se tornará. O relator do caso é o ministro Dias Toffoli.

    Procurado pela analista Renata Agostini, da CNN, o Ministério da Educação (MEC) informou que o ministro não irá se posicionar por enquanto.