Pesquisa quer analisar impactos de práticas STEAM na implementação da BNCC - PORVIR
Jeswin Thomas / Unsplash

Inovações em Educação

Pesquisa quer analisar impactos de práticas STEAM na implementação da BNCC

As respostas podem ser enviadas até o dia 31 de janeiro

por Ruam Oliveira ilustração relógio 6 de janeiro de 2022

Uma pesquisa promovida pela Fundação ArcelorMittal em parceria com a Tríade Educacional quer analisar os impactos de práticas de STEAM, que envolvem Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, para o desenvolvimento integral de estudantes da Educação Básica e para a implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Para isso, as instituições convidam educadores e profissionais da área da educação para responder um questionário contendo 28 perguntas sobre a temática.

A prática pedagógica de STEAM proporciona uma maneira integradora e prática de desenvolver conhecimentos de diferentes áreas e habilidades investigativas ou até mesmo um incentivo à cultura maker.

De maneira geral, abordagens que envolvem STEAM são baseadas na realização de projetos. Muitas técnicas de STEAM levam em consideração as competências gerais previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que têm como princípios o protagonismo estudantil e a construção de sentidos para a aprendizagem.

A pesquisa é coordenada pelos pesquisadores Lilian Bacich e Leandro Holanda, autores de publicações sobre Ensino Híbrido, Metodologias Ativas e STEAM, entre outras.

Os dados obtidos serão utilizados apenas na pesquisa e não serão destinados a outra função. Além disso, as informações pessoais dos participantes seguirão sob proteção. Aqueles que desejam participar devem enviar as respostas até o dia 31 de janeiro de 2022. Quem responder à pesquisa está automaticamente concorrendo a 5 kits com uma mochila personalizada e o livro STEAM em sala de aula, organizado por Leandro Holanda e Lilian Bacich.

Responda à pesquisa

Ouça o podcast com base nos conceitos do livro “STEAM em sala de aula”


TAGS

aplicativos, aprendizagem baseada em projetos, competências para o século 21, robótica, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x