Oferecido por

Por Jornal Nacional


Pesquisa mostra que 60% dos professores brasileiros não pensam em mudar de profissão, mesmo com desafios da pandemia

Pesquisa mostra que 60% dos professores brasileiros não pensam em mudar de profissão, mesmo com desafios da pandemia

Neste sábado (15), que marcou o Dia do Professor, uma pesquisa mostrou que, mesmo com todas as dificuldades, os profissionais brasileiros ainda demonstram esperança no ato de lecionar.

Educação nesta casa é passada de mãe para filha.

“A gente sempre observava na mamãe o amor, carinho e a dedicação dela com os alunos, isso foi um ponto de referência para essa escolha profissional”, explica a professora Evania Maria dos Santos de Morais.

Dona Juraci de Oliveira Santos, de 81 anos, começou na escola como merendeira. Mas sempre de olho num sonho: estar à frente de uma sala de aula. Ela estudou, se formou e ganhou a primeira turma, um grupo de crianças de sete anos.

"Tudo que eu ensinei para ele, eu aprendi. A gente é obrigada a ensinar o que é bom. Era o que eu fazia com muita alegria e muito prazer", diz a professora aposentada.

As filhas, Evânia e Elania, seguiram pelo mesmo caminho. E agora chegou a vez da Camila ser professora.

“A gente está sempre em formação, estudando, para poder oferecer o melhor para os nossos alunos”, diz Camila.

É quase um século de dedicação ao ensino, se a gente somar o tempo de sala de aula da família de professoras. E a quantidade de alunos nem dá para contar. Mas a certeza que carregam é o orgulho de compartilhar conhecimento.

Uma pesquisa com mais de 1,5 mil educadores mostra que, mesmo com todas as dificuldades da pandemia, 60% deles não pensam em mudar de profissão.

A pesquisa traz também um olhar de esperança e fé na profissão: 46% se sentem motivados pelo impacto que geram no mundo. Do total, 88% dos entrevistados são mulheres, e 74% são professores há pelo menos 10 anos.

“Eu conjugo o verbo esperançar, e a palavra esperança também apareceu bastante. A gente sabe que tem muita coisa a ser feita, mas eu vejo as escolas também num caminho de olhar para esse mestre, de propiciar para esse mestre a oportunidade de se capacitar, de se refazer, de ser visto como ele tem que ser visto, com todo respeito que ele deve ser visto”, analisa a diretora pedagógica Silvana Pepe.

Dedicação recompensada em forma de carinho por uma turminha em São Paulo. A professora Márcia Clause dá aulas há quase 20 anos e nunca pensou em ter outra profissão.

“Eu escolhi ser professora porque eu acredito muito na educação, acho que é a base de tudo. Nos gratifica demais acompanhar os avanços, as conquistas, os desafios sendo alcançados. Isso é maravilhoso”, conta Márcia.

E que essa profissão tão desafiante e ao mesmo tempo essencial seja lembrada e valorizada todos os dias.

Para isso, a gente precisa investir em formação. Tanto na formação inicial, que acontece na universidade e no ensino superior, mas fundamentalmente durante o serviço, que é a formação continuada. Todos os professores querem dar uma aula incrível ", diz Priscila Cruz, presidente de "Todos Pela Educação".

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!