Brasil Educação educação

Pesquisa aponta que suporte emocional da família do aluno melhora desempenho escolar

Autores utilizaram base de dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2015 e obtiveram os relatos de 23.141 alunos, dos 27 estados brasileiros
Escola municipal Nísia Vilela, no bairro São Bento, em Caxias Foto: Cléber Júnior / Agência O Globo
Escola municipal Nísia Vilela, no bairro São Bento, em Caxias Foto: Cléber Júnior / Agência O Globo

RIO — Pesquisa liderada pela pesquisadora Mayra Antonelli Ponti, da Universidade de São Paulo (USP), aponta que o desempenho dos estudantes nos últimos anos do ensino fundamental é influenciado pelo contexto escolar e familiar ao qual ele está inserido. Na avaliação do estudo, quanto maior a sensação de pertencimento à escola e o suporte emocional da família, melhor é a aprendizagem demonstrada pelo aluno em matemática, leitura e ciências. O estudo foi publicado na revista acadêmica “Psico-USF”.

Enem: Veja se é possível conseguir uma vaga no curso que você deseja com a nota obtida no exame

— Com apoio familiar e se sentindo pertencente a um grupo, como no caso da escola, o aluno terá maior potencial de direcionar suas energias para os estudos e a se empenhar de maneira mais intensa em propósitos que são compartilhados com os familiares, professores e colegas — afirma Ponti.

Os autores utilizaram a base de dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2015. Eles obtiveram os relatos de 23.141 alunos, dos 27 estados brasileiros, matriculados no ensino fundamental, a maioria em escolas estaduais, com faixa etária de 15 a 16 anos.

Covid-19: Pesquisa busca entender porque há idosos centenários que não têm sequer sintomas enquanto jovens morrem

O objetivo foi analisar o potencial impacto da relação do estudante com a escola e a família nos escores de desempenho em matemática, leitura e ciências.

O trabalho mostra que a qualidade do suporte dos pais reflete em como o estudante se sente na escola e, possivelmente, na sua concentração ao fazer avaliações escolares.

— É fundamental haver um olhar contextualizado e integral para o jovem de tal forma que garanta um desenvolvimento saudável e um aprendizado efetivo — afirma a pesquisadora principal do estudo.

Entrevista: 'A ciência foi capturada pela luta de classes', diz autor de ‘Dez lições para o mundo pós-pandemia'

Mayra Antonelli Ponti, no entanto, afirma que o pertencimento à escola pode ter outras interpretações durante a pandemia por causa do ensino remoto.

Segundo Ponti, configurações do ambiente doméstico e do suporte que a família poderia dar aos filhos no período pré-pandemia podem ter se modificado, devido a possíveis perdas financeiras da família e a necessidade de readequação completa da rotina dos lares brasileiros.