Brasil
PUBLICIDADE
Por — São Paulo

A dificuldade de conciliar trabalho e estudos é apontada como a maior razão para que os jovens deixem a escola, mas a maioria tem vontade de voltar às salas de aula . É o que mostra a pesquisa “Juventudes fora da escola”, feita pela Fundação Roberto Marinho com o Itaú Educação e Trabalho e o Datafolha, que revela que 73% dos jovens têm intenção de concluir a educação básica, mas a prevalência desse desejo fica menor conforme a pessoa vai envelhecendo: entre quem tem 15 a 19 anos, a intenção de voltar é de 79%, mas a taxa cai para 68% entre aqueles com 25 a 29 anos.

O retorno à escola tem desafios. Para 41% dos jovens, seria necessário estudar em um horário e trabalhar no outro para concluir esse objetivo. Outros 35% sugerem ter um auxílio financeiro mensal, enquanto 32% responderam que a solução seria ter uma creche para deixar os filhos enquanto estudam. Quando considerados apenas os jovens de 15 a 19 anos, sobe para 48% a porcentagem dos que responderam a necessidade de trabalhar em um horário e estudar em outro. Para aqueles de 25 a 29 anos, a porcentagem é de 37%.

A maioria (62%) ainda respondeu que voltaria a estudar se fosse no período noturno, contra 24% de manhã e 17% se tivessem horário flexível. Dentre os entrevistados, 34% disseram que onde moram não há escola com vagas em horários compatíveis com a sua disponibilidade. Por outro lado, 27% admitiram que não pretendem concluir o ensino médio — e a principal razão foi a necessidade de trabalhar (32%) e cuidar da família (17%).

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) divulgada pelo IBGE em fevereiro, 8,8 milhões de brasileiros de 18 a 29 anos não concluíram o ensino médio e não atualmente frequentam nenhuma etapa do ensino básico. Já a pesquisa ouviu mais de 1,6 mil jovens, de 15 a 29 anos, em todo o território nacional.

— Fica implícita na cabeça desse jovem a impossibilidade de compatibilizar trabalho e estudo. São jovens que já estão no mercado de trabalho, a política educacional precisa considerar que é um jovem que trabalha e o mundo de trabalho precisa considerar que esse é um trabalhador que precisa estudar — aponta Rosalina Soares, assessora de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho.

Ensino técnico é mais atrativo

Quando os participantes da pesquisa foram questionados sobre a modalidade pedagógica, foi o ensino técnico que mais se destacou, justamente por ser uma educação voltada para a profissionalização, o que mostra que o trabalho está no centro das razões tanto para deixar os estudos quanto para retomá-los.

Ao todo, 56% disseram que pretendem cursar o ensino técnico, mas entre os jovens que pretendem concluir o ensino médio (que começaram esta etapa e interromperam ou que finalizaram o ensino fundamental sem ingressar no médio), 77% querem cursar essa modalidade.

Entre as mulheres, esse percentual é ainda maior: chega a 80%. Também se mostrou mais relevante essa opção pelo ensino técnico quando considerados os moradores de áreas metropolitanas (79%). A maior motivação para concluir o ensino básico (52%) é encontrar um emprego ou ter um emprego melhor (37%). Já fazer uma faculdade é a motivação para 28%.

Ana Inoue, superintendente do Itaú Educação e Trabalho, diz que o jovem tem a perspectiva de se desenvolver economicamente, e as políticas de educação precisam levar isso em consideração.

— Mas o que é relevante aqui é que eles estão querendo trabalhar e isso faz parte da realidade. A gente vem de uma tradição que dissocia o trabalho do estudo, o que é um erro. Tem ssa ideia de que orientar as pessoas pelo trabalho é uma coisa ruim, o fato de ter trabalho infantil, que é algo abominável e precisa ser combatido, não justifica a gente afastar o jovem do mundo do trabalho, de orientar ele para isso no tempo certo. A gente precisa pensar em políticas que atendam a realidade desses jovens — opina.

A fim de evitar a evasão escolar, em janeiro o governo Lula (PT) lançou o Pé de Meia, um programa que prevê uma poupança e um auxílio financeiro mensal de R$ 200 para estudantes do ensino médio que seguirem alguns critérios sociais e de assiduidade, como frequência mínima às aulas e participação em exames de avaliação. Mas para Rosalina esse tipo de política, sozinha, não resolve o problema de quem já saiu da escola.

— A gente está falando de jovens que estão há muito tempo fora da escola, não é apenas uma política, não adianta oferecer só o ensino técnico, ou se for só bolsa não adianta. Para este que já evadiu é mais complexo, essa bolsa deveria ter um valor maior quando ele vai fazer a matrícula. Uma bolsa para este público tem que estar conjugada com a melhoria da educação, se a escola não consegue dar acompanhamento, tutoria para este jovem, é bem provável que este jovem volte a evadir. Precisa fazer uma composição de estratégias para que de fato esse jovem consiga retornar — diz Rosieli.

Negros, com filhos, com renda de até um salário: o perfil de quem abandona a escola

Segundo o estudo, 58% que não concluíram os estudos são homens, 70% são negras e 84% fazem parte da força de trabalho, mas 69% têm empregos informais. A evasão escolar também atinge os jovens mais pobres, já que a maior parte (78%) possuem renda familiar per capita de até um salário mínimo.

A pesquisa ainda revela que 60% das pessoas que abandonaram os estudos têm filhos, mas quando se considera apenas o universo feminino, 8 a cada 10 mulheres são mães. Dentre as mulheres, 72% são negras, e a maioria delas, diferente dos homens, está fora da força do trabalho (35%) ou desempregadas (21%), o que mostra que as razões para que elas saiam da escola são mais ligadas ao cuidado doméstico e com a família do que trabalhar fora. A maioria (73%) delas vive em lares onde há beneficiários de algum auxílio governamental.

Mais recente Próxima Imagens impressionantes: motorista alcoolizado colide contra motociclista em rodovia no interior de SP; veja vídeo
Mais do Globo

Empresário compartilhou momento de descanso com os fãs em seu perfil no Instagram

Roberto Justus relaxa em hidromassagem de sua fazenda e impressiona seguidores: 'Banheira enorme, parece mais uma piscina'

Gigante asiático é o segundo maior mercado da Tesla, que sofria escrutínio de Pequim sobre privacidade de dados

Elon Musk fica 12 bi mais rico após fechar acordo estratégico com aval do governo chinês

Show da Rainha do Pop será no próximo sábado e expectativa é que megaevento reúna 1,5 milhão de pessoas. Palco é o maior da turnê da cantora

"Deu pra sentir a energia dela" diz fã em frente ao Copacabana Palace onde Madonna já está hospedada

O principal sinal desse tipo de tumor é a dificuldade para engolir

Câncer de esôfago: conheça os sintomas do tumor do ex-presidente uruguaio José Mujica

Governo vai insistir em proposta para dívida dos Estados que beneficie educação

Secretário do Tesouro diz que governo vai mostrar a STF que fragilidade de contas públicas do Rio se deve a 'decisões locais'

Fenômeno, o quarto registrado neste ano, se deslocou em direção ao estado fluminense. Não há previsão de chuva para os próximos dias

Onda de calor no RJ aumenta temperatura até 10 de maio; capital chega a 37 graus nesta semana

João Vinícius Ferreira Simões, de 25 anos, morreu após encostar em um food truck energizado

Polícia indicia ao menos 13 pessoas por morte de jovem eletrocutado no Riocentro: 'Um pouco de alívio', diz mãe de vítima

Volante torceu o tornozelo esquerdo no clássico contra o Botafogo

Lesão de Pulgar não é simples e Flamengo teme perdê-lo a longo prazo

Rainha do pop ficará hospedada na mesma orla onde deve fazer maior show da carreira

Madonna chega ao Rio e é vista no saguão do Copacabana Palace; veja vídeo