Enem e Vestibular
PUBLICIDADE

Por O Globo — Rio

Estudantes que perderam a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 podem e devem fazer a segunda, que será realizada neste domingo. Neste ano, estudantes que moram a mais de 30 quilômetros do local de prova também têm direito a pedir a reaplicação. Veja os diferentes casos:

Problema logístico ou no local de aplicação

O edital do Enem libera a reaplicação em casos como desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.

Nessa situação, o candidato que faltou ao primeiro dia de prova deve ir ao segundo. Assim, ele fará só uma prova da reaplicação.

"O participante afetado por problemas logísticos durante o 1º dia de aplicação das provas deverá comparecer no 2º dia de aplicação e poderá solicitar a reaplicação do Exame do 1º dia", afirma o edital.

Fiquei doente

O participante que esteja com uma das doenças infectocontagiosas não deverá comparecer ao local de aplicação para realizar o Exame e deverá solicitar reaplicação.

Entre as doenças infectocontagiosas, estão citadas no edital tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.

Outras justificativas médicas que não se doenças infectocontagiosas não serão aceitas.

Atrasei ou esqueci

Casos que não previstos no edital não têm direito à reaplicação. No entanto, ainda assim o estudante tem direito a fazer a segunda prova mesmo faltando a primeira. No entanto, isso servirá de experiência para o candidato ou autoavaliação. Isso porque, sem as notas da primeira parte do Enem, o candidato não poderá tentar as vagas nos cursos do ensino superior.

Como pedir a reaplicação das provas do Enem?

O Inep disponibilizará, na Página do Participante, uma aba específica para que os interessados na nova aplicação submetam seus pedidos entre os dias 13 e 17 de novembro. Os pedidos serão analisados pelos organizadores da prova.

No caso de doenças infectocontagiosas, o participante deve anexar um documento legível que comprove a condição que motiva a solicitação da reaplicação. Para ser considerado válido para análise, o documento deve conter os seguintes dados:

  • Nome completo do participante;
  • Diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e/ou o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10);
  • Assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

Mais recente Próxima Enem 2023: Saiba qual a melhor estratégia para uma boa nota na prova de Matemática
Mais do Globo

Derrota passa por incapacidade de produção ofensiva mais efetiva

Fluminense de Diniz tem 'falso domínio' e é atropelado pelo Corinthians: 3 a 0

Fãs do cantor e da modelo fisiculturista iniciam campanha informal, nas redes sociais, para que artista perdoe traição e reate casamento

Reconciliação com Gracyanne? Após fala de Belo, web especula volta do casal e cria 'teoria da conspiração'; entenda

Francisco não viajava desde sua visita a Marselha, no sul da França, em setembro de 2023; uma bronquite o obrigou a cancelar a viagem a Dubai, em dezembro.

Papa Francisco celebra missa para 10 mil pessoas em Veneza, sua primeira viagem em sete meses

Veículo com 54 pessoas saiu de Caruaru, em Pernambuco, com destino à capital de São Paulo, mas não tinha permissão para transporte interestadual de passageiros

Ônibus que capotou e deixou quatro mortos em Minas não tinha autorização e estava com documentação vencida

A vítima foi encurralada na calçada da Carlos Campos, que liga as ruas Paissandu e Pinheiro Machado. Moradores dizem que assaltos desse tipo têm sido recorrentes

Homens em duas motos tentam assaltar uma mulher em rua vizinha ao Palácio Laranjeiras; veja vídeo

Na sexta-feira, país registrou 78 tornados e, no sábado, outros 35

Ao menos duas pessoas morrem nos EUA após passagem de mais de 100 tornados

Estudo diz que camada protetora voltou a se abrir no continente gelado com impacto sobre a vida marinha

Buraco no ozônio afeta pinguins, baleias e focas na Antártica

Dançarinas se defendem de ataques e afirmam que sempre utilizam peças íntimas por baixo dos vestidos curtos, durante shows do artista

Bailarinas de Leonardo batem boca com seguidores em meio a polêmica sobre uso de calcinha: 'Falta de inteligência'

Jornalistas e políticos confraternizaram com filé mignon no evento da Associação de Correspondentes da Casa Branca enquanto manifestantes pró-Palestina protestavam do lado de fora

Biden faz piadas sobre Trump em jantar anual: 'Sou um homem adulto concorrendo com uma criança de 6 anos'

Leozinho Bradock, um dos cinco filhos do cantor do Molejo, falou sobre a relação do artista com a família e o contato com a música desde criança

Filho de Anderson Leonardo fala do pedido do pai para continuar legado: 'minha primeira memória é no estúdio'