Por Sílvia Vieira, g1 Santarém e Região — PA


UIP Nova República em Santarém — Foto: ProPaz/Divulgação

Dois adolescentes suspeitos de disseminar fake news de ataques em escolas, e um terceiro identificado após postar foto com arma em rede social, tiveram que comparecer diante da Polícia Civil em Santarém oeste do Pará, na tarde desta quarta-feira (12) para prestar esclarecimentos.

Os adolescentes, com idades de 13, 15 e 16 anos, compareceram à delegacia acompanhados dois pais. Um adolescente foi ouvido na Seccional de Polícia Civil, e dois na Unidade Integrada de Polícia (UIP) Nova República.

De acordo com informações da polícia, o adolescente que postou foto de arma em rede social é aluno de uma escola municipal localizada no bairro Santíssimo. E outro, que postou fake news sobre ataque, é aluno de escola da rede estadual.

"Um dos menores que nós estávamos fazendo o procedimento, os pais estavam com medo de mandar ele pra escola, sendo que ele foi o autor de uma publicação e os pais ainda não sabiam dessa situação. Então acaba gerando esse clima tenso, esse clima de insegurança. Mas, deixo claro, que a Polícia Civil está tomando todas as providências e identificando os autores. Não pensem eles que ficarão impunes. Serão punidos na forma da lei", disse o delegado Edjalmo Nogueira.

O pai de um dos adolescentes disse que o filho dele não está envolvido na publicação de fake news. O que aconteceu, segundo ele, foi um colega do filho (que também foi apresentado), que pegou o número desse adolescente e fez o perfil fake, de onde partiu a publicação.

O diretor da 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Santarém, delegado Kleidson Castro, disse que uma publicação foi feita por um jovem que mora em Manaus (AM). Essa postagem foi compartilhada por um adolescente que é parente dele, e mora em Santarém.

"Nós vamos fazer um trabalho de investigação com a Polícia Civil de Manaus para localizar o jovem responsável pela publicação de fake news", disse Castro.

VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e região

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!