Por Rafael Aleixo, g1 AP — Macapá


Aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem PPL) para os internos do Iapen — Foto: Jailson Santos/Iapen

Um pavilhão exclusivo para a educação de detentos foi criado dentro do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), na Zona Oeste de Macapá. O espaço é destinado aos internos que tenham interesse ou que estejam matriculados nos ensinos médio e fundamental na Escola São José, que fica dentro do instituto.

O Iapen informou que a medida vai desafogar outros pavilhões, além de diminuir de 20 para 3 o número de servidores necessários para acompanhar os internos. O diretor do Iapen, Lucivaldo Costa, descreveu como a medida será feita.

"Isso vai desonerar os funcionários, para que eles se concentrem em outras demandas. O novo espaço também vai desafogar outros pavilhões e garantir mais qualidade no ensino dentro do sistema. Incentivar o acesso à educação pode nos trazer bons números no futuro, como notas altas no Enem, garantindo vagas em cursos de nível superior”, disse o diretor.

O ensino dentro da penitenciária é uma forma de fazer com que o preso seja instruído e conquiste espaço no mercado de trabalho, não retornando às ações criminosas. A cada 3 dias de estudo, o detento tem 1 dia de pena diminuída.

Ano letivo tem previsão para iniciar no dia 13 de março — Foto: Jailson Santos/Iapen

O ano letivo tem previsão para iniciar no dia 13 de março. Para estudar na escola, os familiares do detento devem providenciar os seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de nascimento e histórico escolar.

A entrega deve ser feita na Coordenadoria de Tratamento Penal, das 8h às 13h.

Provas para reeducandos

Aplicação das provas do Enem PPL no Iapen — Foto: Jailson Santos/Iapen

No início deste ano ocorreu a aplicação da das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem PPL) para os internos do Iapen. Presos de 6 unidades prisionais participaram do exame.

Para a prova, as equipes do Tratamento Penal promoveram a inscrição de 293 participantes, o que representa mais de 50% dos reeducandos que estão cursando ou já concluíram o ensino médio dentro do sistema.

De acordo com o Departamento Penitenciário Nacional, o Amapá teve em 2022, um registro de 805 atividades educacionais realizadas por custodiados nos estabelecimentos penais. A expectativa é que em 2023 haja um aumento do número destas atividades, incluindo a participação no Enem e Encceja PPL.

Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) — Foto: Rafael Aleixo/g1

VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!