Por Organização Educacional Farias Brito


Aprenda Atualidades no programa Pauta FB, com o professor Pedro Israel.

Aprenda Atualidades no programa Pauta FB, com o professor Pedro Israel.

Crise migratória, terrorismo internacional e conflitos nucleares são exemplos de notícias recorrentes na mídia nos últimos meses. Tens conhecimento sobre estes fatos? Se a reposta for negativa, atenção! O Enem não exige somente o domínio de competências e habilidades para a resolução dos itens, mas também de Atualidades. Entre conceitos, fórmulas e produção textual, o exame cobra do estudante a compreensão de eventos que tiveram ampla repercussão no Brasil e no Mundo.

Professor Pedro Israel conduz o Pauta FB — Foto: Farias Brito/Divulgação

Sabendo da importância de o aluno estar afiado quanto aos acontecimentos nacionais e internacionais, o Colégio Farias Brito idealizou o programa Pauta FB. No ar desde o final do mês de junho e com publicação semanal às quartas-feiras no YouTube, o formato discute temas cujos detalhes foram destaques país afora. São videoaulas rápidas apresentadas por Pedro Israel, professor de Atualidades do FB e mestre em Ética e Filosofia Política.

“O objetivo é trazer todos esses elementos que orbitam em torno do Enem para o vestibulando, ofertando a ele todo o repertório sociocultural que o permita ter capacidade de resolver uma situação-problema da maneira mais satisfatória. É assessorar o candidato com toda a munição possível de informações sobre todas as áreas de conhecimento para que eles tenham uma boa desenvoltura na prova”, afirma Pedro Israel.

Temas

O Pauta FB mostra os desdobramentos de fatos atuais ou históricos dando ênfase nas particularidades de cada tema. Com o intenso volume de notícias veiculadas na mídia televisiva ou eletrônica, os assuntos abordados no programa são escolhidos mediante análise de dois critérios: episódios marcantes dos últimos 18 meses antes da prova e datas comemorativas ou até “rememorativas”, como explica o professor.

“Eu gosto de usar esse termo porque nem toda data deve ser comemorada, mas existem outras que, em hipótese alguma, podem fugir da nossa memória. Um dos nossos programas contemplou o Maio de 1968 (onda de protestos na Europa), assim como recordamos os 70 anos da instalação do sistema de segregação racial conhecido como Apartheid. Por outro lado, temos ainda, neste ano de 2018, os 130 anos da escravatura no Brasil ou os próprios 30 anos da nossa atual constituição cidadã”, lembra.

Conforme o educador, o Enem aborda os temas de Atualidades relacionando-os com a sua matriz de referência. Um exemplo, ele cita, é o dia da sobrecarga da Terra, que chegou no dia 1° de agosto último e serviu de gravação para o Pauta FB. Diante dessa escassez dos recursos naturais sugerida pela data, o exame pode exigir que o aluno compreenda a competência 6 (Ciências Humanas) acerca da relação da sociedade com a natureza e, a partir disso, consiga resolver o item.

Leitura

Além do embasamento histórico e geográfico que o Pauta FB oferta gratuitamente à comunidade estudantil, o candidato deve ainda recorrer à leitura de notícias em outros meios de comunicação. Jornal impresso, portais e telejornais ajudam na atualização dos temas até a realização da prova. Contudo, o professor Pedro Israel orienta que o aluno esteja atento à credibilidade do veículo para que a informação não seja absorvida de forma errada ou duvidosa e lista cinco dicas:

  • Ser criterioso com o que se lê
  • Saber filtrar a informação
  • Compara notícias entre veículos
  • Ler até aqueles que pensam contrário ao que nós defendemos
  • Dedicar um tempo para essa leitura.

Organização Educacional Farias Brito
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Professor explica sobre microbiologia e parasitologia, assuntos que podem cair na prova de Ciências da Natureza.

Enem 2018: Revisão de Biologia - Foto: (Farias Brito)

Transmissão das respostas terá comentários dos professores do FB a partir das 19h do domingo, 11, no G1 Ceará.

Farias Brito divulgará gabarito extraoficial do 2º domingo de prova do Enem 2018 - Foto: (Farias Brito)

Professor explica sobre termoquímica, aplicações no exame e resolve questões.

Revisão Enem 2018: Química - Foto: (Farias Brito)

Professores do SFB adiantam as respostas das provas de Ciências Humanas e Linguagens.

Extraoficial: Gabarito do Enem 2018 - Foto: (Farias Brito)

Professor Douglas Gomes, do FB, explica a física dos manuais de instrução e resolve questões.

Revisão de Física para o Enem 2018 - Foto: (Farias Brito)

Professores do Farias Brito comentam as provas

Enem 2018: você pode, você passa! - Foto: (Farias Brito)