Por G1 PA — Belém


Programa permite acesso de professores da rede pública de educação básica ao ensino superior. — Foto: Divulgação/UFPA

A Universidade Federal do Pará (UFPA) inicia nesta segunda-feira (2) a etapa intensiva de aulas para os professores da educação básica das turmas em andamento pelo Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor). As aulas acontecem nesse período de recesso escolar em vários municípios paraenses parceiros do projeto.

Os cursos são de licenciatura e duram, em média, 4 anos. O objetivo é capacitar os professores da rede pública sem formação adequada na área que atuam. Em 8 anos de existência nas instituições de ensino superior do Estado, o projeto já alcançou mais de 13 mil professores.

Novas vagas

Seguem abertas até o dia 12 de janeiro as pré-inscrições para novas vagas nos cursos de formação de professores pelo Profic (Programa de Formação Inicial Continuada para Professores da Educação Básica), que deve substituir o Parfor. Os professores podem fazer a pré-inscrição na Plataforma Freire, sistema informatizado do MEC.

Atualmente a UFPA oferta 19 cursos de licenciatura, mas o número de turmas e cursos que serão abertos vai depender da demanda na Plataforma Freire. A homologação da inscrição será feita pela Secretaria de Educação a que se vincula o docente. Após a homologação das inscrições, a Capes apresentará em edital as turmas possíveis de serem constituídas.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do G1 Pará no (91) 98814-3326.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1