Por Marilia Marques, G1 DF


Transportes escolares do DF paralisados por atraso de pagamentos a funcionários — Foto: Luiza Garonce/G1

Na volta às aulas, após 29 dias de greve dos professores, estudantes da rede pública de Ceilândia enfrentaram nesta segunda-feira (17) uma outra paralisação, desta vez, do transporte escolar. Ao todo, 1.050 alunos ficaram sem poder ir à escola porque a empresas de ônibus que presta serviço à Secretaria de Educação estão paradas.

A empresa alega atraso no pagamento dos últimos três meses do ano passado. “Estamos com 27 ônibus parados. Não temos mais condições de manter a frota rodando”, diz o gerente de tráfego da Rodoeste Transportes e Turismo, Adelino Medeiros.

A Secretaria de Educação disse ao G1 que o repasse dos valores à empresa foi realizado nesta segunda e “compete às empresas garantir o repasse dos salários e demais encargos trabalhistas dos funcionários”. Em nota, a pasta diz que “o serviço será normalizado na terça-feira (18)” .

Os 27 ônibus paralisados atendem 850 estudantes do Centro de Ensino Médio 10 e 200 alunos dos Centros de Ensino Especial I e II, de Ceilândia. A Rodoeste Transportes e Turismo presta serviços ao GDF desde 2013.

Transporte escolar

Em todo Distrito Federal, 638 ônibus são utilizados para o transporte escolar gratuito de cerca de 44 mil estudantes do ensino regular e especial, além de 12 mil crianças do programa de educação integral. Segundo a Secretaria de Educação, esses veículos percorrem até 1.222 itinerários para atender as 14 regionais de ensino.

Ao todo, 15 contratos vigoram na rede para atendimento ao ensino regular e mais cinco contratos de gestão de frota, para atendimento aos Centros de Ensino Especial e Educação Integral.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Próxima matéria em

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?