Paraíba é o segundo estado do país com mais ofertas de vagas no Sisu 2023, aponta MEC — Foto: UFPB/Divulgação

A Paraíba ocupa o segundo lugar no Brasil em oferta de vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023.1, com 18.888 vagas disponibilizadas, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Somente na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão sendo ofertadas 7.825 vagas, em 124 cursos. O estado que lidera em quantidade de vagas em instituições públicas de ensino superior é Minas Gerais, com 29.116, segundo o MEC.

Em outras instituições públicas de ensino superior da Paraíba, estão sendo oferecidas 6.188 vagas na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), 3.175 na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e 1.700 no Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

As inscrições para o Sisu vão até as 23h59 da sexta-feira (24). Esta primeira edição do Sisu 2023 oferta 226.399 mil vagas em 128 instituições públicas participantes, sendo 63 universidades federais. Os interessados devem acessar o site oficial do Sisu, em um sistema gerido pelo MEC.

O candidato só poderá se inscrever caso tenha participado da edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que tenha obtido nota acima de zero na prova de redação. O resultado do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 28 de fevereiro e o prazo para manifestar interesse na lista de espera será de 28 de fevereiro a 8 de março, de acordo com o edital.

Como se inscrever

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023.1 seguem até o dia 24 de fevereiro, no site do programa, que é o meio pelo qual acontece a seleção de estudantes para universidades públicas. Já os resultados devem ser divulgados no dia 28 do mesmo mês.

Nessa modalidade de seleção, o candidato pode mudar as suas opções de curso no sistema quantas vezes preferir, até o fim do período de inscrições, com base as notas de corte parciais divulgadas diariamente.

Para competir por uma vaga, é necessário que o candidato tenha feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na edição 2022 e tirado uma nota maior que zero.

Vídeos mais assistidos da Paraíba

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!