Por g1 Pará — Belém


Pessoas privadas de liberdade fizeram o Enem e 223 passaram no vestibular. — Foto: Ascom/Seap

Ao menos 223 internos do Sistema Penitenciário do Pará foram aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL 2021), alcançando médias para concorrer a vagas em universidades públicas e privadas.

O número equivale a um crescimento de 70% em relação à edição anterior, quando 130 foram aprovados. Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), dois deles já garantiram vagas em federais do Pará.

As provas do Enem PPL 2021 foram aplicadas em janeiro deste ano devido à pandemia de Covid-19, e o resultado foi divulgado na quarta-feira (23).

O Enem PPL é aplicado para adultos privados de liberdade e jovens em medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. O exame avalia o desempenho do participante que concluiu o ensino médio.

Com base em critérios utilizados pelo Ministério da Educação (MEC), a iniciativa permite o acesso ao ensino superior por meio de programas como Sisu, Prouni e Fies.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) registra a aprovação de dois dos internos em cursos de importantes instituições: um em Biotecnologia, na Universidade Federal do Pará (UFPA - campus Belém) e outro em Engenharia Florestal, na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra - campus Parauapebas). Eles concorreram com candidatos que prestaram o Enem regular.

Para a prova do Enem 2021, mais de 1,7 mil presos se inscreveram, a maior marca desde 2018. As maiores notas de redação obtidas neste ano foram 900 e 840 pontos, por dois internos da Cadeia Pública de Marabá, na região Sudeste.

Enem para pessoas privadas de liberdade

O Enem PPL é aplicado desde 2010 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

As provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular, as diferenças são a aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos órgãos de administração prisional e socioeducativa, e a data, diferenciada do período regular, quase sempre no mês de dezembro. No caso do Enem PPL 2021, a prova ocorreu em 2022 devido à pandemia.

No Pará, a participação de internos é crescente. Segundo a coordenadora de Educação Prisional da Seap, Patrícia Cardoso, em 2018 e 2019 as inscrições só eram permitidas para concluintes do ensino médio.

Desde 2020, a atual gestão do sistema penal buscou inscrever todos os internos que tinham ensino médio completo. O resultado foi o aumento do número de inscrições e de aprovados no Enem PPL.

“Para nós, da Seap, é uma grande alegria a constatação de um avanço imenso no campo da educação prisional, pois hoje vemos aprovados na UFPA e na Ufra, além de outras instituições públicas e privadas. Sem dúvida, é a consolidação de um trabalho árduo que estamos fazendo desde 2019, quando a Seap levantou a bandeira da educação como um mecanismo de ressocialização efetivo. O resultado mostra o quanto pessoas privadas de liberdade são capazes, mesmo com todas as dificuldades que existem no cárcere”, ressalta Patrícia Cardoso.

VÍDEOS: assista às principais notícias do Pará

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!