Por Stephanie Fonseca, g1 Presidente Prudente


Agente da Polícia Civil realiza palestras sobre o uso nocivo de drogas na região — Foto: Reginaldo Rosa dos Santos/Arquivo pessoal

Aquela antiga expressão, segundo a qual “prevenir é melhor do que remediar”, pode ser adequada a diversas situações da atualidade. Uma delas envolve o uso de drogas e suas consequências. O assunto, inclusive, será abordado em uma programação durante a Semana Municipal Antidrogas, que vai de segunda-feira (20) até domingo (26), em Dracena (SP).

O evento, preparado pelo Conselho Municipal Antidrogas de Dracena (Comad), está no contexto da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, que é realizada anualmente, de 19 a 26 de junho. Sendo que no dia 26 é celebrado o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas.

A primeira palestra da programação, na segunda-feira (20), será em uma faculdade na Rodovia Engenheiro Byron de Azevedo Nogueira, ministrada pelo agente da Polícia Civil Reginaldo Rosa dos Santos.

O agente policial explicou ao g1 que o trabalho preventivo sobre o uso nocivo de drogas é de cunho social e voluntário. Além da programação municipal, ele também participa de um projeto de mais de dez anos no âmbito da área da Delegacia Seccional de Polícia de Dracena.

“É de suma importância e fundamental, principalmente com adolescentes e jovens, na busca da diminuição da demanda do consumo precoce de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, na tentativa de evitar as consequências da drogadição, que acabam destruindo e sequelando grande parte dos dependentes químicos e suas famílias”, disse Santos ao g1.

Agente da Polícia Civil realiza palestras sobre o uso nocivo de drogas na região — Foto: Reginaldo Rosa dos Santos/Arquivo pessoal

De forma didática e com materiais audiovisuais, as palestras abordam o tema da “Prevenção ao Uso Nocivo de Drogas” e falam sobre a origem, os tipos e as consequências do consumo crônico de substâncias lícitas – álcool, tabaco e medicamentos – e ilícitas, como maconha, cocaína, crack, LSD, ecstasy e outras.

“Visto que o mais importante do que levar as orientações preventivas é saber quem vai ouvi-las, e que uma informação expressada de forma inadequada poderá despertar curiosidade, funcionando de forma inversa a prevenção. Por esta razão, no contexto da linguagem empregada, nosso público-alvo são os adolescentes do ensino médio, menores aprendizes, jovens universitários, profissionais da área da saúde e educação e adultos em geral”, esclareceu o agente policial ao g1.

Santos ainda ressaltou que, quando se fala de "drogadição", as orientações básicas começam com a atenção dentro do ambiente familiar.

“A prevenção primária deve começar dentro de casa, ao perceber os primeiros indícios da mudança de comportamento dos filhos, que pode ser um indicador do consumo de drogas”, destacou.

Entre as mudanças de comportamento, entre outros sinais de alerta, o agente listou exemplos como:

  • Queda no rendimento escolar
  • Agressividade
  • Troca do grupo de relação de amizade
  • Sensação de perseguição
  • Constância em pedir dinheiro
  • Cheiro diferente nas roupas

“Os pais ou responsáveis não devem esperar os problemas surgirem. À medida em que os adolescentes ou jovens despertarem interesse em discutir sobre o assunto, a família deve dar informações condizentes com a idade e o grau de entendimento, para que, no momento da oferta das drogas, seus filhos, por si só, possam optar pelo não uso. Lembrando ainda que é no seio familiar que os exemplos serão seguidos”, ressaltou Santos ao g1.

Semana Antidrogas

A Semana Antidrogas foi criada no município em 2010 decorrente de projeto de lei aprovado na Câmara de Vereadores e sancionada pelo Poder Executivo. O Comad está sendo reativado na cidade e promove a programação na próxima semana.

Na segunda-feira (20), às 18h, no salão nobre de uma faculdade, haverá a palestra ministrada pelo agente policial Reginaldo Rosa dos Santos, com o tema "Prevenção ao Uso Nocivo de Drogas".

No decorrer da semana, alunos do 3° ao 9° ano de escolas municipais também receberão palestras, estas com policiais militares do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) de Junqueirópolis (SP).

Na quarta-feira (22), membros do Comad estarão na feira livre para realizar a distribuição de folhetos informativos.

Já na sexta-feira (24), na Praça Arthur Pagnozzi, no Centro, haverá várias apresentações lúdicas.

O Conselho Municipal Antidrogas de Dracena atende na Avenida José Bonifácio, 950, junto ao Centro Dracenense de Atendimento ao Cidadão (Cedrac).

Agente da Polícia Civil realiza palestras sobre o uso nocivo de drogas na região — Foto: Reginaldo Rosa dos Santos/Arquivo pessoal

Reginaldo Rosa dos Santos é agente policial (classe especial), com 22 anos de instituição policial – 6 anos nas Unidades Especializadas da Delegacia de Investigações Gerais e da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DIG/Dise) e 16 anos Centro de Inteligência Policial da Delegacia Seccional de Polícia de Dracena –, e possui formação acadêmica em Direito.

Para ministrar as palestras e se tornar um agente multiplicador, ele participou do curso de Capacitação de Agentes Multiplicadores na Prevenção ao Uso de Drogas, ministrado pelo Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), nos anos de 2010 e 2015.

Também aprimorou-se por meio do projeto de extensão (modalidade de educação a distância) dos cursos de Prevenção do Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias e do Front – Fundamentos para Repressão ao Narcotráfico e ao Crime Organizado, ambos realizados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Agente da Polícia Civil realiza palestras sobre o uso nocivo de drogas na região — Foto: Reginaldo Rosa dos Santos/Arquivo pessoal

VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente

Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!