DE BOA NO ENEM 2022

Por Samuel Martins, g1 Vales de Minas Gerais


O processo até a chegada Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para muitos, não é nada fácil. A prova marca um momento crucial, quando o estudante escolhe a profissão que, provavelmente, seguirá para o resto da vida.

Nesse contexto, lidar com a rotina de estudos, a ansiedade e pressão da escolha pela profissão pode ser muito estressante e a família torna-se fundamental para dar segurança e apoio emocional.

Sâmara Nick é psicóloga e destaca a importância do apoio de familiares e amigos para quem está prestando o Enem.

Para ela, o papel da família é fundamental desde as garantias das condições básicas de um desenvolvimento saudável: alimentação, ambiente de estudos, relações afetivas e etc.

Tempo

É preciso escutar e incentivar, “tempo para estimular, oferecer novos desafios e escutar as demandas. Somente com tempo você pode olhar e ver oque o filho precisa para ter o desenvolvimento saudável", destacou.

Interferências

A família pode e deve auxiliar o estudante ajudando a criar uma rotina de estudos. Nesse sentido, as clássicas interferências como: horário para alimentação, cuidado com a saúde, horário de dormir, apoio nos estudos e cobranças pela resolução das atividades são gestos de cuidado quando necessários.

Psicóloga Sâmara Nick — Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

“Trata-se de uma fase desafiadora, um verdadeiro campo de tensão carregado de complexidade que é a evolução da saída da fase em que as normas e os limites são determinados pelo outro, no caso a figura dos cuidadores, até a fase de mais autonomia, em que o estudante é capaz de reconhecer as necessidades, tomar as decisões em benefício de alcançar seus objetivos, sonhos e projetos.”

Geração tecnológica

Muito comum são os conflitos sobre o uso do celular como objeto de estudo ou jogos de diversão, ou grupos de rede social. Segundo Sâmara, “estes recursos são fatores que contribuem no aumento da potência dos estudos” e merece atenção, pois pode ser um ‘novo estilo de estudar’.

Diálogo

A base de qualquer tipo de interferência é o diálogo entre as partes partindo do respeito ao seu lugar na relação. “O estudante, é quem define suas estratégias de estudo, para isto ele tem pontos de referência. Os resultados serão conferidos se suas estratégias estão lhe garantindo qualidade de aprendizagem, no caso de preparação para Enem, nos simulados e nos roteiros de estudos. Caso ele não esteja alcançando é necessário rever práticas, os pais podem sim auxiliar na alteração das estratégias. Sempre com postura de quem está ali do lado, escutando, vendo pelo cansaço e etc.”

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!